Quaresma é um tempo vivido pelos cristãos e cada período deste ciclo litúrgico tem um significado especial da fé cristã. Descubra o sentido da época e seus rituais.
Quaresma - tempo de preparação e conversão
A Quaresma dura 40 dias e recorda 40 anos do povo de Israel no deserto, assim como os 40 dias que Jesus passou no deserto em jejum, sendo tentado pelo diabo, antes de iniciar sua missão.
Este é um tempo de penitência e conversão e preparação para a Páscoa
- Domingo de Ramos - entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
É o momento em que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde ele é aclamado pelo povo com ramos de palmeiras. Este ato marca o início da Sexta-feira Santa.
- Quinta- Feira Santa - Instituição da Eucaristia e Sacerdócio.
Neste dia Jesus celebra a Última-Ceia, a Eucaristia e o Lava-pés. Lavando os pés dos seus discípulos, ensinando a humildade e o amor ao próximo.
- Sexta-feira Santa- paixão e morte de Jesus
Neste dia recorda-se o sacrifício e morte de Jesus. É dia de silêncio, luto e reflexão sobre o sacrifício de Cristo, imolado pelo pecado da humanidade.
- Sábado Santo (ou Sábado de Aleluia) - vigília pascal
É o dia do silêncio e da espera. Simboliza o tempo em que Jesus esteve no sepulcro, antes da ressurreição. A morte é celebrada pela Vigília Pascal - Cristo ressuscitou como a Luz do mundo.
- Domingo de Páscoa - ressurreição de Jesus Cristo
Aleluia! Este é um dia feliz, quando ocorre a celebração da ressurreição de Cristo. A vitória sobre a morte e a promessa da vida eterna. E no silêncio do Calvário, o peso do pecado foi carregado e, no terceiro dia, o túmulo vazio proclamou o triunfo da vida sobre a morte.
E que a jornada quaresmal nos faça compreender o verdadeiro significado da fé em Cristo. Porque só nele encontraremos a esperança e a paz que nunca morrem.