'Para descer todo santo ajuda', mude essa frase

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia 'Para descer todo santo ajuda', mude essa frase
fonte: Pixabay

“Sabe aquele dia que sua vida parece de cabeça para baixo? Em que tudo está dando errado e sem solução? Pois bem, seus problemas acabaram! Encontre alguém que seja submisso a você e desconte nele toda sua raiva e ansiedade, com um passe de mágica todos os seus problemas acabarão. Não precisa ser seu funcionário, pode ser sua esposa, seus filhos ou até mesmo um amigo, afinal, amigo é para essas coisas, não é?” 

continua após publicidade

Caro leitor e leitora, em tempos de leituras rasas, é importante deixar clara a ironia no anúncio acima, no melhor estilo Casseta & Planeta, das Organizações Tabajara. Entretanto, ainda que a ironia seja até grotesca, essa é a realidade de muitas pessoas, seja como agressor ou como alvo. 

Se você, assim como eu, foi criado em modelos antigos de educação, a qual fomos ensinados a respeitar e aceitar muita coisa para “não piorar”, saiba que esse ciclo é muito perigoso. Todos estamos vivendo uma existência limítrofe, estamos na exaustão das emoções, onde ferimos e somos feridos por coisas tão banais que se tornam grandes problemas. 

continua após publicidade

A vida é difícil, se a sua não é, um dia será. Credo, isso não é uma praga que estou jogando sobre você, mas uma constatação de que momentos difíceis sempre existirão, o que muda é a forma como tratará esses problemas. Grandes problemas parecem pequenos para grandes homens e mulheres que conseguem ser maiores do que eles, mas até chegarmos aí à caminhada é longa e pouco pavimentada. E confesso, estou aprendendo andar, mas ainda caio bastante por falta de equilíbrio. 

Ter pessoas ao seu lado que vibram na mesma sintonia é a melhor forma de tentar sair ileso – talvez menos machucado – dessas quedas. Acontece que na maioria dos casos, existem mais pessoas para te afundar do que para te dar a mão. Aqui coloco o paradigma da intimidade: “para se conectar a pessoas é necessário se abrir, mas se abrir é se tornar vulnerável”. Criados para sermos fortes, não queremos demonstrar fragilidades, ainda mais quando a experiência nos mostra que as pessoas usam exatamente tais fraquezas contra você.

A frase “para descer todo santo ajuda” deveria ser o contrário, afinal, santo ajuda a subir. Descer é fácil, a gravidade faz a sua parte magistralmente e, mesmo que você lute, é difícil parar. Agora, se posso colocar minha avaliação e interpretação da frase, os “santos” são aqueles que se mostram assim, que fingem perfeição ao apontar seus erros. Esses são os piores de todos, pois quando você já está caindo, ele busca crescer ainda mais, dando conselhos que não seguiu e julgamentos que nunca refletiu. Aí sim, “para descer todo santo ajuda”. 

Afasta-se de quem te faz mal, não aceite calado o que não for verdade, nunca se torne o que esperam ou o acusam de ser. Porém, reflita sempre se você não é o “santo” de alguém, pois normalmente os “santos” não sabem que o são, pois estão muito preocupados em julgar os outros. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Tags relacionadas: #Guilherme Bomba