A devoção teve início com São Francisco de Assis, por volta de 1224, quando ele se retirou para o Monte Alverne, em Toscana, na Itália, para um período de 40 dias de jejum, oração e penitência em honra a Nossa Senhora e a São Miguel.
Esse retiro começou na Festa da Assunção de Maria, em 15 de agosto, e termina na Festa dos Santos Arcanjos, em 29 de setembro. Foi nesse período que São Francisco teve a célebre visão de um Serafim crucificado, que o marcou profundamente.
Esta devoção não faz parte do calendário litúrgico da Igreja, mas se manteve ao longo dos séculos, através da espiritualidade franciscana, sendo vivida como um tempo pessoal de crescimento espiritual, oração e combate à tentação.
Poderosa prece a São Miguel, composta pelo Papa Leão XIII
- São Miguel,defendei-nos no combate.Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônioOrdene-lhes Deus, instantemente o pedimosE vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.Amém.