A Prefeitura de Apucarana depositou nesta sexta-feira (24) o salário dos 3.411 servidores públicos municipais referente ao mês de janeiro. Segundo o prefeito Rodolfo Mota, a antecipação é resultado de um esforço administrativo e orçamentário realizado pela gestão e é uma forma de comemorar o aniversário da cidade. “Nestes poucos dias, que mais parecem seis meses, nos deparamos com muitas situações preocupantes, entre elas, limitação financeira, mas nada que nos tire a alegria e a vontade de construir um novo tempo para Apucarana. Iniciamos uma programação histórica em comemoração aos 81 anos de Apucarana. Teremos uma festa das famílias na Praça Rui Barbosa até a terça-feira e, ao receber o seu salário de forma antecipada, o nosso servidor e sua família, que com certeza estarão presentes, poderão aproveitar com maior tranquilidade”, comentou o prefeito. A folha de pagamento do mês fechou em R$21,8 milhões.
Supersalários
No anúncio feito nesta sexta-feira (24) pelo prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) da adoção de um piso mínimo para o funcionalismo municipal de Apucarana, o que mais chamou atenção foi a divulgação dos escandalosos supersalários de alguns servidores. Claro que estes são a ínfima minoria entre os 3,4 mil funcionários, mas ainda assim é inadmissível que na realidade de Apucarana, ou de qualquer Prefeitura do Brasil, para dizer a verdade, um servidor ganhe mais de R$ 45 mil mensais. Muito se comentou durante a campanha eleitoral sobre a folha de pagamento. Como se vê, com razão.
Medida impopular
A restrição de horário de funcionamento das UBSs do Jardim América e Jardim Ponta Grossa, na zona norte de Apucarana, que vão deixar de atender no horário noturno, não agradou a população e causou reação imediata na oposição. O secretário de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que os novos horários estão em teste e a medida pode ser revertida no futuro. Ainda assim, o presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) questionou. “Como vão acabar com a fila fechando as poucas UBS em horário noturno?” A ex-candidata a prefeita de Apucarana, Jane Reis (PT) engrossou o coro nas redes sociais.
Leia coluna completa na edição deste sábado da Tribuna do Norte