BLOG DA CAMILLA BOLONHEZI

O patrulhamento da velhice feminina: opressão que não cessa!

A luta das mulheres de hoje é a luta pelo direito de envelhecer; SAIBA MAIS

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Os “velhos” eram sinônimos de conhecimento e sabedoria
fonte: Pixabay- ilustração
Os “velhos” eram sinônimos de conhecimento e sabedoria

Não é novidade que a decadência física é altamente indesejável para a cultura de consumo na qual estamos todos inseridos no século XXI. O fato é que nem sempre foi assim, ao menos não com tamanha intensidade. Em séculos anteriores (não precisamos ir tão longe, basta recuar uns 300 anos!) a velhice não era almejada nem tampouco desprezada. Os “velhos” eram sinônimos de conhecimento e sabedoria.

continua após publicidade

Porém, em um contexto onde o mercado da moda está cada dia mais submetido ao conceito de “novidade”, envelhecer tornou-se símbolo de fracasso e decadência. E isso, em uma sociedade onde o machismo estrutural impera, mulheres, independentemente da cor, religião, classe social, tem sentido o impacto de um corpo social onde a idade tornou-se símbolo de ofensa. O objetivo das mulheres tornou-se o de “disfarçar a idade”.

Um exemplo triste e reflexivo ocorreu no dia 05 de fevereiro quando Madonna surgiu no Grammy, aos 64 anos, e foi alvo de diversas críticas, piadas e misoginia em função exclusivamente de sua aparência física. As redes sociais potencializaram as ofensas que descaradamente traziam ataques à idade da cantora. Em inúmeras entrevistas Madonna destacava o tipo de violência que sofria e ainda sofre atentando para um problema que tem suas proporções cada dia mais intensificadas pela indústria da beleza que, hoje, é maior que a da moda.  “Envelhecer é pecado se você é mulher”, disse Madonna em discurso no ano de 2017. Leia mais em: https://claudia.abril.com.br/famosos/envelhecer-e-pecado-se-voce-e-mulher-diz-madonna-em-discurso/

continua após publicidade

Infelizmente, a busca pela eterna juventude é um dos maiores dilemas enfrentados pelas mulheres do século XXI que se veem diante de um tempo de vida cada vez maior e uma imagem refletida no espelho que não se adequa aos padrões duramente impostos pela comunidade global.

O novo “mito da beleza” impõe às mulheres roupas, um modelo de corpo, rosto harmonizado e agora uma “juventude eterna”. Quando adolescente me lembro de presenciar colegas e amigas angustiadas com as próprias imagens, e eu mesma me incluo nesse grupo uma vez que o padrão anos 2000 era abominavelmente magro. Não obstante, foi a década da anorexia, doença na qual mulheres lutam contra até os dias de hoje. O fato é que no presente vejo essas mesmas meninas, agora mais maduras, percebendo o quanto as imposições estéticas foram cruéis com a nossa e tantas outras gerações. Penso que o mesmo ocorrerá em nossa velhice uma vez que mulheres hoje sentem-se “velhas” ao “quarentar”.

A luta das mulheres de hoje é a luta pelo direito de envelhecer. O direito de nos reconciliar com os sinais do tempo e validar a sabedoria adquirida com os anos. Envelhecer confortável com quem se é se tornou um ato político que resiste ao peso social do envelhecimento imposto a cada um de nós, e agora me refiro aos homens, pois estes também passam por pressões nesses termos, evidentemente não em igual intensidade.

continua após publicidade

A luta contra o etarismo se faz necessária. Lembrando que etarismo é o nome que se dá ao preconceito e discriminação de uma pessoa com base em elementos estereotipados vinculados à idade, a faixa etária, a geração, gerando ódio e descaso contra idosos.

O patrulhamento da velhice feminina tornou-se uma constante. Todas nós sabemos o que é encontrar pessoas que não vemos há alguns anos e as mesmas nos olharem acusando mudanças em nosso peso ou imagem. Seja por comentários triviais a invasões diretas à nossa privacidade identitária, nos vemos refém da opinião alheia, fenômeno impulsionado pelas redes sociais. Tais situações explicam os excessos de filtros que modificam a imagem que é postada nas mídias.

Em O mito da Beleza, Naomi Wolf ressalta que embora sempre tenha havido um mito da beleza a ser perseguido, o mito da beleza moderna é uma invenção recente. Ele atualmente consiste na utiliza da sofisticação tecnológica para disseminar milhões de imagens ideais do que é ser mulher e do que é “envelhecer bem” sendo, obviamente, mulher.

continua após publicidade

Wolf afirma sabiamente que tais mitos “atendem ao chamado temor político por parte das instituições dominadas pelos homens, instituições ameaçadas pela liberdade das mulheres”. A ideia é nos libertar para novamente nos prender e controlar trabalhando nos nossos sentimentos de culpa e medo quanto a nossa própria libertação, agora representada pelo temor de envelhecer com a lucidez da compreensão de nosso real papel social, político e econômico.

Envelhecer com consciência, sedentas por participação política, por espaço social, por sermos ouvidas e representadas. Esse sim é o ideal que a nós mulheres deve ser imposto, uma vez que temos umas às outras em um processo contínuo de respeito aquilo que mais entendemos: o que é ser mulher. Que possamos fazer ouvir a nossa voz, as nossas ideias, demonstrando nossa força poderosa para além da imagem física.

A sociedade do consumo esgota nosso físico e nos deixa exauridas psicologicamente. A única forma de mudar isso é mudando nossa forma de nos ver, de buscar nossa essência, de nos reconectar com nosso feminino. O mito da inferioridade feminina em nossa cultura nos leva a uma constante necessidade de aprovação e validação quando quem é capaz de fazê-lo somos apenas nós mesmas. Por isso precisamos nos conscientizar sob o risco de continuarmos a viver sob tais pressões atrelando a imagem de sucesso que foi imposta a nós, o que nos deixa exaustas, sem tempo e dissociadas da própria identidade. Encerro o blog de hoje com o desejo de que possamos estar juntas em uma jornada que permite uma velhice digna a todas nós. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News