Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Senador

publicidade
ELEIÇÕES 2022

PP lança Guto Silva como candidato ao Senado pelo Paraná

Guto Silva está no segundo mandato como deputado estadual e é ex-secretário da Casa Civil do governo Ratinho Junior

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PP lança Guto Silva como candidato ao Senado pelo Paraná
Autor Foto por Assessoria - O candidato ao Senado tem 45 anos e nasceu em Maringá

O Partido Progressistas do Paraná, após convenção partidária no sábado (23/7), no Parque de Exposições de Londrina, oficializou a candidatura de Guto Silva ao Senado.

Guto Silva está no segundo mandato como deputado estadual e é ex-secretário da Casa Civil do governo Ratinho Junior. O candidato ao Senado tem 45 anos e nasceu em Maringá. Formou-se em Administração, com habilitação em Comércio Exterior.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Aos três anos de idade transferiu-se com a família para Pato Branco onde cresceu e iniciou a carreira acadêmica, empresarial e política. Guto Silva é doutorando em Gestão de Negócios, casado com Karina Amadori e pai de Francisco e Mariana.

Guto é empresário, atuando na área de comércio exterior, rede de varejo e franquias, consultor internacional de empresas, do Sebrae/PR. Como trader e consultor internacional de negócios já esteve em mais de 65 países na Ásia, África, América do Sul, América Central e do Norte, Europa e no Oriente Médio, desenvolvendo canais de abastecimento e estruturação de projetos e realizando negociações comerciais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha

É graduado em Administração com habilitação para Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios pela Universidade Nacional de Misiones/Argentina e tem Pós-MBA em TrendsInnovation, pela Inova Business School.

publicidade

Como professor universitário de graduação e pós-graduação, teve artigos e livros utilizados como bibliografia da área internacional e foi citado em mais de 1.000 pesquisas de produção acadêmica, publicou dois livros pela editora Aduaneiras: Logística no Comércio Exterior e Gestão Global.

Iniciou a carreira política em Pato Branco, em 2009, quando foi eleito vereador, o mais votado do município naquela eleição. Exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná entre 2012 e 2014. Foi eleito deputado estadual em 2014, com 45.313 votos pelo PSC, e reeleito em 2018, pelo PSD, com 66.412 votos, o mais votado do seu partido. Ainda em seu primeiro mandato, de fevereiro de 2017 a dezembro de 2018, ocupou a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, presidência da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, presidência da Câmara de Comércio Paraná-Rússia e coordenador da Bancada Digital. Assumiu interinamente a presidência da Casa em 2018, com a licença temporária do titular, deputado Ademar Traiano. Com a eleição de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Estado, Guto foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, em 2019. Posto que deixou em janeiro de 2022 para ser pré-candidato ao Senado Federal.

O mandato de senador é de oito anos. A cada quatro anos, são renovados um ou dois terços das cadeiras - de forma alternada.

publicidade

Em 2022, um terço das cadeiras será renovado (27 vagas). Dos três representantes do Paraná da Casa, o mandato de Alvaro Dias (Podemos) é o que termina este ano.

O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na justiça eleitoral.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Senador

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline