MAIS LIDAS
VER TODOS

ARAPONGAS

Controle de Endemias divulga balanço de ações no combate à dengue

Entre janeiro e março, mais de 51 imóveis receberam serviços de monitoramento e tratamento em Arapongas

Da Redação

·
Balanço foi apresentado na sexta-feira
Icone Camera Foto por Prefeitura de Arapongas
Balanço foi apresentado na sexta-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.04.2024, 21:12:06 Editado em 15.04.2024, 21:12:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, por meio do Controle de Endemias, apresentou na última sexta-feira, 12, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue. De acordo com o levantamento, entre os meses de janeiro a março deste ano, 51.061 imóveis receberam serviços de monitoramento e tratamento; 2.429 notificações; 73 bloqueios – nas regiões com registros de pessoas infectadas pela dengue, 655 quarteirões monitorados, 43.369 imóveis monitorados, 304 visitas em pontos estratégicos, 24 visitas, 294 supervisões e 350 denúncias atendidas. Boletim – O último boletim epidemiológico divulgado registra: 3.036 notificações; 1.556 casos confirmados e um óbito.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Mutirão realiza 142 atendimentos no Fórum Eleitoral de Arapongas

Conforme reforçou o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, Arapongas segue vigilante nas forças-tarefas para combate do mosquito. “O trabalho de combate continua. Por meio de ações estratégicas que envolvem não apenas a Secretaria de Saúde, mas também a Secretária Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Obras e Segurança. Somente em março, 26 pontos foram fiscalizados, resultando em 350 caminhões de lixo retirados”, pontuou. Pardini acrescentou ainda sobre a instalação das ovitrampas - armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito. “Por meio desse método foram recolhidos aproximadamente 101.451 ovos do mosquito, em cinco bairros (Vila Araponguinha, Flamingos, Conjunto Águias, San Raphael I e II", acrescentou.

continua após publicidade

A coordenadora do setor de Epidemiologia de Arapongas, Fernanda Golas Trombini, afirma que o município tem monitorado os casos positivos da doença. “Temos acompanhado e dado respaldo junto à Secretaria de Saúde. É válido lembrar que, existem quatro sorotipos denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que podem causar a forma clássica ou evoluir para quadros graves como choque por dengue, hemorrágica ou acometimento direto de vários órgãos. Por isso, a eliminação dos focos do mosquito e toda prevenção são fundamentais”, orienta.

Situação no Paraná
Conforme divulgado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), além dos mais de 184 mil casos confirmados de dengue e das 395.214 notificações desde o início do período epidemiológico 2023/2024, existem ainda 89.012 casos em investigação e 110.946 já foram descartados. Dos 399 municípios paranaenses, 392 estão com casos confirmados.

DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Controle de Endemias divulga balanço de ações no combate à dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!