Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
ESTACIONAMENTO ROTATIVA

Zona Azul começa a operar em Ivaiporã com cobrança em ruas sinalizadas

Empresa prevê concluir toda sinalização da Zona Azul até quarta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Zona Azul começa a operar em Ivaiporã com cobrança em ruas sinalizadas
AutorSinalização indica área de cobrança da Zona Azul na região central da cidade - Foto: TN Online

Começou oficialmente nesta sexta-feira (27) a cobrança pelo uso do estacionamento rotativo (Zona Azul) em Ivaiporã. Inicialmente, a taxa será aplicada apenas nas vias que já contam com a sinalização horizontal das vagas e placas verticais indicando início e fim das áreas regulamentadas.

A representante comercial Geisy Paula Rodrigues, que percorre a cidade diariamente, aprovou o sistema. “Hoje já senti diferença. Estacionei com facilidade, mesmo com o tempo nublado, que costuma deixar o centro lotado. Normalmente, dou até cinco voltas atrás de uma vaga e, às vezes, nem consigo atender o cliente”, contou. Ela destacou que agora pode escolher onde parar, o que agiliza o trabalho. “A Zona Azul já ajudou muito. Fluiu melhor, sem dúvida”, afirmou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Morre pai do deputado federal Sergio Souza aos 83 anos

Segundo Meili Cristenson, gerente local da empresa responsável pela Zona Azul, a implantação foi tranquila e o sistema está sendo bem aceito. “A cobrança está acontecendo somente nos locais devidamente demarcados. Fora desses pontos, ainda não há cobrança”, disse.

A previsão é que toda a sinalização esteja concluída até a próxima quarta-feira. “A chuva atrapalhou um pouco, mas estamos avançando”, comentou Meili.

publicidade

O coordenador de implantação da empresa, Juner Fagundes, disse que adesão está sendo positiva. “Atualmente, contamos com cerca de 30 comerciantes da cidade que já estão credenciados como nossos parceiros. Essas lojas funcionam como pontos de venda físicos para os motoristas que não têm ou não conseguem usar o aplicativo no celular”. explicou Juner. Ele ainda ressaltou que esses estabelecimentos estarão devidamente identificados com placas e receberão adesivos para facilitar a localização pelos usuários.

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Também nas placas de estacionamento há QR Codes que permitem pagar diretamente ou baixar o aplicativo. Já os monitores nas ruas orientam os motoristas sobre o funcionamento do sistema.

publicidade

Uma das dúvidas mais comuns é sobre os 15 minutos de tolerância. Segundo Meili, o motorista pode estacionar uma única vez por dia com esse tempo gratuito, mas se mudar de vaga, o sistema volta a contar como nova parada e gera tarifa. “É importante prestar atenção nisso”, alertou.

Outro ponto destacado é que o tempo pago, por exemplo, duas horas, pode ser usado em qualquer área rotativa, desde que dentro do período contratado. No entanto, é preciso mudar de vaga após esse tempo para manter a rotatividade dos veículos.

As motos não pagam Zona Azul, desde que estejam nas vagas exclusivas, já demarcadas. Idosos têm direito a 30 minutos gratuitos por dia, e pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista têm direito a uma hora. Para isso, é necessário cadastrar a credencial no CRAS e fazer o registro no sistema da empresa.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline