Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
JUSTIÇA

Vereadora de Ivaiporã celebra após anulação do processo de cassação

O acórdão, publicado em 22 de março, reconheceu a nulidade do processo por vícios formais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vereadora de Ivaiporã celebra após anulação do processo de cassação
AutorVereadora Gertrudes Bernardy (MDB), de Ivaiporã - Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (3), a vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), de Ivaiporã, celebrou a decisão favorável do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) que anulou o processo de cassação de seu mandato. O acórdão, publicado em 22 de março, reconheceu a nulidade do processo por vícios formais.

Acompanhada por sua equipe jurídica, incluindo o advogado Leandro Coelho, Karina Rafaela Homeniuk Menjon de Oliveira e Gabriel Freitas Santos, a vereadora expressou sua satisfação com o resultado e enfatizou a importância da justiça prevalecer. "Foi uma luta árdua, mas a justiça prevaleceu", declarou a vereadora.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: TJ anula processo que cassou mandado da vereadora Gertrudes Bernardy

O advogado Leandro Coelho, que liderou a defesa de Gertrudes, ressaltou a importância da decisão para a democracia. "Conseguimos nos pautar em critérios de justiça e defender a vontade popular", afirmou Coelho. "E nesse caso, o que nós buscamos desde o início foi a manutenção do mandato eletivo concedido pelo povo."

Gertrudes Bernardy, que foi eleita em 2020 e presidia a Câmara Municipal na época da cassação, atribuiu o processo a motivações políticas. "Quando eu entrei na Câmara, fazendo a diferença, administrando de uma forma como nunca havia sido administrada, com economia, fazendo as reformas necessárias, isso incomodou a alguns vereadores", declarou. "Eles tentaram me tirar do cargo, mas a justiça reconheceu que eu não cometi nenhuma irregularidade."

publicidade

Durante a entrevista, Gertrudes também denunciou o machismo presente por parte de alguns vereadores. "Fui chamada de 'Barbie' e 'mulherzinha' por alguns vereadores. Como se uma mulher não tivesse capacidade para administrar uma Câmara de Vereadores."

Com o mandato restaurado, Gertrudes afirma que seguirá trabalhando para o bem da cidade. "Vou continuar lutando por uma Câmara Municipal mais transparente e eficiente e continuar trabalhando para fazer o melhor por Ivaiporã e a nossa população", disse a vereadora.

A decisão do TJPR coloca fim a um processo que se arrastava há mais de um ano.

publicidade

Em fevereiro de 2022 a vereadora de Ivaiporã Gertrudes Bernardy teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores, em decorrência da realização de uma comemoração de aniversário durante o período da pandemia e depois foi reconduzida ao cargo por liminar junto ao Tribunal de Justiça do Paraná.

No entanto, em dia 29 de setembro de 2023, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Ivaiporã manteve a cassação do mandato.

No entanto, o desembargador Carlos Mansur Arida, da 5ª Câmara Cível do TJPR, relator do recurso, emitiu uma decisão monocrática concedendo liminarmente efeito suspensivo à apelação, determinando a reintegração de Gertrudes Bernardy ao cargo de vereadora.

publicidade

Ao longo do processo, a defesa da vereadora obteve seis liminares no TJPR, todas apontando para a ilegalidade do ato de cassação. Diante das decisões favoráveis, Gertrudes Bernardy pôde permanecer no exercício de seu mandato.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline