Uso de IA para forjar traição vira caso de polícia em São Pedro do Ivaí
Vítima relata que ex do atual companheiro manipulou fotos digitais e realizou vigilância em seu local de trabalho
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma mulher de 40 anos procurou a Polícia Militar (PM) de São Pedro do Ivaí, nesta quinta-feira (22), para denunciar um caso grave de ameaça e perseguição (stalking). O caso chama a atenção pelo relato do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a criação de montagens fotográficas com o intuito de prejudicar a vítima.
-LEIA MAIS: Pedestre morre atropelado ao tentar atravessar a PR-444 em Arapongas
De acordo com o boletim de ocorrência, a denunciante informou que o conflito envolve a ex-companheira do seu atual namorado. A perseguição teria começado nas redes sociais, onde a vítima foi adicionada por um perfil desconhecido, que passou a fazer perguntas pessoais e questionamentos sobre seu relacionamento.
A situação se agravou quando a vítima descobriu uma montagem fotográfica supostamente criada por meio de inteligência artificial. Na imagem manipulada, a mulher aparecia ao lado de outro homem. Segundo o relato à polícia, a foto original usada para a fraude foi retirada das próprias redes sociais da vítima.
Além da manipulação digital, a mulher relatou episódios de vigilância presencial. No último dia 18, a suspeita teria ido até a frente do local de trabalho da vítima, onde gravou vídeos e tirou fotos. Esse material teria sido enviado ao atual companheiro da denunciante, acompanhado de ameaças.
Ainda segundo o registro policial, a autora estaria utilizando duas linhas telefônicas diferentes para enviar mensagens e arquivos, demonstrando monitorar a rotina do casal. Temendo pela sua segurança e diante da escalada das provações, a vítima registrou o caso e foi orientada pela equipe policial sobre os procedimentos legais para representar contra a autora.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline