Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
SAÚDE

Uma em cada três pessoas está vacinada contra gripe na região

Foram aplicadas 123 mil doses o que correspondem a 31,7% da população atendida pela 16ª Regional de Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Uma em cada três pessoas está vacinada contra gripe na região
AutorVacinação tem reduzido a circulação do vírus da influenza na região - Foto: REPRODUÇÃO/Alessandro Vieira/SESA-PR

Um terço da população da área atendida pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana (PR) está vacinada contra a influenza. Levantamento da regional divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que foram aplicadas 123.029 doses o que corresponde a 31,7% da população formada por 387.746 pessoas nos 17 municípios da área de abrangência da regional.

- LEIA MAIS: Paraná registra queda na circulação do vírus Influenza com a vacinação

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em relação ao grupo prioritário da campanha, formado por crianças, gestantes e idosos, 100.315 pessoas, foram imunizadas 53.154 pessoas. Em Apucarana, sede da regional foram aplicadas 41.569 doses enquanto Arapongas aplicou 35.238.

O diretor da 16ª RS considera o índice muito positivo. “Uma em cada três pessoas de toda a nossa região foi vacinada, isso é muito positivo”, reitera.

CIRCULAÇÃO DO VÍRUS EM QUEDA

A circulação do vírus Influenza A continua em queda no Paraná, de acordo com dados atualizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A taxa de detecção do vírus, que era de 21,24% há duas semanas, caiu para 12,47% na última análise divulgada em 21 de julho. O dado sinaliza um importante recuo da doença no Estado, atribuído principalmente à boa adesão da população à vacinação contra a gripe.

publicidade

O Paraná já recebeu e distribuiu 4.358.000 doses de vacinas para os 399 municípios. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Estado atualmente é o segundo da Federação com maior cobertura vacinal para grupos prioritários, com 52,32%. Até o momento, foram aplicadas 3.503.345 doses de vacina nos paranaense

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a redução da circulação viral é reflexo direto da imunização. “Essa diminuição nos casos de Influenza é resultado da vacinação em massa. Já aplicamos mais de 3,5 milhões de doses da vacina neste ano e seguimos incentivando a população a se imunizar, especialmente os grupos prioritários. Não queremos que sobre nenhuma vacina nos estoques, vacina boa é vacina no braço”, afirma.

Com a queda da Influenza, foi notada uma tendência de maior circulação de outros vírus. O rinovírus (causador do resfriado), por exemplo, agora é o mais frequente, representando 27,54% das amostras colhidas pelo Lacen, uma elevação em relação aos 20,03% da semana anterior. Já o vírus sincicial respiratório (RSV) se mantém em patamar elevado, com 25,05% de frequência, mas com leve tendência de queda.

publicidade



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline