Um terço da população da área atendida pela 16ª Regional de Saúde de Apucarana (PR) está vacinada contra a influenza. Levantamento da regional divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que foram aplicadas 123.029 doses o que corresponde a 31,7% da população formada por 387.746 pessoas nos 17 municípios da área de abrangência da regional.
- LEIA MAIS: Paraná registra queda na circulação do vírus Influenza com a vacinação
Em relação ao grupo prioritário da campanha, formado por crianças, gestantes e idosos, 100.315 pessoas, foram imunizadas 53.154 pessoas. Em Apucarana, sede da regional foram aplicadas 41.569 doses enquanto Arapongas aplicou 35.238.
O diretor da 16ª RS considera o índice muito positivo. “Uma em cada três pessoas de toda a nossa região foi vacinada, isso é muito positivo”, reitera.
CIRCULAÇÃO DO VÍRUS EM QUEDA
A circulação do vírus Influenza A continua em queda no Paraná, de acordo com dados atualizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A taxa de detecção do vírus, que era de 21,24% há duas semanas, caiu para 12,47% na última análise divulgada em 21 de julho. O dado sinaliza um importante recuo da doença no Estado, atribuído principalmente à boa adesão da população à vacinação contra a gripe.
O Paraná já recebeu e distribuiu 4.358.000 doses de vacinas para os 399 municípios. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Estado atualmente é o segundo da Federação com maior cobertura vacinal para grupos prioritários, com 52,32%. Até o momento, foram aplicadas 3.503.345 doses de vacina nos paranaense
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a redução da circulação viral é reflexo direto da imunização. “Essa diminuição nos casos de Influenza é resultado da vacinação em massa. Já aplicamos mais de 3,5 milhões de doses da vacina neste ano e seguimos incentivando a população a se imunizar, especialmente os grupos prioritários. Não queremos que sobre nenhuma vacina nos estoques, vacina boa é vacina no braço”, afirma.
Com a queda da Influenza, foi notada uma tendência de maior circulação de outros vírus. O rinovírus (causador do resfriado), por exemplo, agora é o mais frequente, representando 27,54% das amostras colhidas pelo Lacen, uma elevação em relação aos 20,03% da semana anterior. Já o vírus sincicial respiratório (RSV) se mantém em patamar elevado, com 25,05% de frequência, mas com leve tendência de queda.
Deixe seu comentário sobre: "Uma em cada três pessoas está vacinada contra gripe na região"