Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
CAMBIRA

Tremor de magnitude 2.0 é registrado na região de Apucarana

O evento, que ocorreu às 0h08, foi registrado por algumas estações da rede, mas não gerou relatos de sensação sísmica entre os moradores da região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Tremor de magnitude 2.0 é registrado na região de Apucarana
AutorTremores dessa magnitude são considerados de baixa intensidade e, por isso, podem passar despercebidos pela população. - Foto: Reprodução/GMC Online

Na madrugada desta segunda-feira (17), um tremor de 2.0 de magnitude foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira no município de Cambira, próximo a Apucarana. O evento, que ocorreu às 0h08, foi registrado por algumas estações da rede, mas não gerou relatos de sensação sísmica entre os moradores da região.

?? LEIA MAIS: Saiba como está a macaquinha que teve braço amputado em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com a sismóloga e pesquisadora Eveline Sayão, do Projeto Rede Sismográfica Brasileira do Observatório Nacional, tremores dessa magnitude são considerados de baixa intensidade e, por isso, podem passar despercebidos pela população. “Esse tremor, embora registrado, é de baixa magnitude. Ele pode ter sido imperceptível para muitas pessoas, especialmente porque ocorreu em um horário em que muitos estavam em repouso, o que pode ter dificultado a percepção do evento”, explicou a especialista.

?? Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp

Sayão também ressaltou que, em alguns casos, fatores como a localização do tremor e a proximidade com a superfície podem influenciar a sensação sísmica. “Quando o evento ocorre em uma área mais distante ou próximo da superfície, ele pode ser sentido com mais intensidade, mas, nesse caso, a magnitude foi baixa e o impacto foi mínimo”, completou.

publicidade

A sismóloga também explicou o fenômeno dos tremores no Brasil. Embora o país esteja localizado sobre a Placa Tectônica Sul-Americana, que oferece uma geologia menos propensa a grandes terremotos, tremores sísmicos são registrados em diversas regiões. O nordeste, a região central e o sudeste do Brasil são algumas das áreas onde os eventos sísmicos são mais frequentes.

Em 1955, o país registrou o maior terremoto já ocorrido no Brasil, de magnitude 6.2, na Serra do Tombador, no Mato Grosso. A região do Acre, no norte do país, é também uma área com registros de tremores de maior magnitude, devido à presença de uma zona de subducção, onde a Placa Tectônica Nazca se insere sob a Placa Tectônica Sul-Americana.

Embora os tremores no Brasil sejam, em geral, de baixa intensidade, a Rede Sismográfica Brasileira registra eventos sísmicos quase todos os dias em diversas partes do país.

publicidade

As informações são da CBN Maringá via GMC Online

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline