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Trecho de Mauá e Lidianópolis terá 31 km de pavimentação em concreto

A obra prevê a restauração total da pista utilizando a técnica whitetopping

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Trecho de Mauá e Lidianópolis terá 31 km de pavimentação em concreto
Autor O trecho entre Mauá da Serra e Lidianópolis, no Vale do Ivaí - Foto: DER-PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta segunda-feira (1º) o edital da obra de restauração em concreto e ampliação da PRC-272 entre Mauá da Serra e Lidianópolis, no Vale do Ivaí. O trecho tem 54,81 quilômetros de extensão, começando no entroncamento com a BR-376 e seguindo até o entroncamento com a PRC-466.

“Esta nova obra vai completar a ligação de rodovias inteiramente de concreto, desde Guarapuava até Mauá da Serra. Vamos ter trechos duplicados, faixas adicionais e muitos viadutos, transformando completamente o deslocamento dos habitantes, o transporte de carga e o escoamento da produção agropecuária, com muito mais agilidade e segurança”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

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A obra prevê a restauração total da pista utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto, e a implantação de acostamentos em ambos lados da rodovia. As faixas de tráfego terão 3,60 metros de largura, e os acostamentos 2,50 metros.

Também serão implantados 31,70 quilômetros de faixas adicionais em subidas e em segmentos com muitas curvas, permitindo ultrapassagens e sem gerar lentidão.

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“Durante a etapa de projeto do contrato serão estudadas e confirmadas ou melhoradas as soluções para ampliar a capacidade de tráfego da rodovia, incluindo correções de traçado, adequação de interseções existentes, implantação de vias marginais e interseções em desnível”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Estão previstos três viadutos no trecho, um em Faxinal, um em Cruzmaltina e o terceiro no entroncamento com a PR-453, acesso para Borrazópolis, além de novas rotatórias em nível. A licitação contempla ainda a sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, paisagismo, serviços complementares e iluminação das vias marginais, rotatórias e retornos.

O edital utiliza o regime de contratação integrada, prevendo a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, em um prazo de 10 meses, seguida pela execução da obra em si, com prazo de 24 meses. A sessão de disputa está marcada para o dia 13 de março, no portal de compras do governo federal.

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