Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
DECISÃO

TRE reverte cassação e mantém mandato de vereadores em Mauá da Serra

Quatro vereadores do PSD e PP haviam sido cassados pela Justiça Eleitoral de Marilândia do Sul após ela concluir que houve fraude à cota de gênero

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

TRE reverte cassação e mantém mandato de vereadores em Mauá da Serra
AutorApesar da decisão do TRE-PR, o caso ainda pode ser levado a instâncias superiores - Foto: Câmara Municipal de Mauá da Serra

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) reverteu, nesta segunda-feira (03), a decisão de primeira instância que havia cassado o mandato de quatro vereadores de Mauá da Serra (PR). Com a nova sentença, Leonardo Belinatti (PSD), Edinho da SL (PSD), Luciano Faísca (PP) e Nelson Granada (PP) permanecem em seus cargos.

LEIA MAIS: Prefeitura de Rio Bom debate pavimentação da estrada do Lajeadão

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por unanimidade, os magistrados do TRE-PR acolheram os recursos eleitorais e entenderam que não houve comprovação suficiente de fraude na cota de gênero. A suspeita de candidaturas femininas fictícias nas chapas dos partidos PSD e PP havia fundamentado a cassação anterior, determinada pela Justiça Eleitoral de Marilândia do Sul.

Em 2025, os quatro parlamentares haviam perdido os mandatos após a Justiça de primeira instância concluir que os partidos utilizaram nomes de mulheres apenas para cumprir o percentual mínimo de 30% exigido por lei. Na época, a acusação citava casos de candidatas que supostamente não realizaram campanha, não pediram votos ou até mesmo desconheciam a própria inscrição eleitoral.

Apesar da decisão do TRE-PR, o caso ainda pode ser levado a instâncias superiores, já que cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

publicidade

Procurado pelo TNOnline, Leonardo Belinatti afirmou que recebeu a decisão do TRE-PR com muita serenidade e senso de justiça. “Sempre confiei que a verdade prevaleceria. Esse resultado fortalece não apenas o meu mandato, mas também a unidade da Câmara de Vereadores, que agora segue ainda mais coesa e comprometida com Mauá da Serra”, disse.

Ainda segundo ele, o foco agora é pautar a cidade com responsabilidade, diálogo e trabalho concreto, colocando os interesses da população acima de qualquer disputa. “Seguiremos firmes, com equilíbrio e compromisso, construindo soluções que realmente melhorem a vida das pessoas”, concluiu.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline