MAIS LIDAS
VER TODOS

Decisão

TRE confirma cassações de três vereadores de Mauá da Serra

Os vereadores Reginaldo Martins Ferreira, Fábio Caetano Alves e Carlos do Churros perderam o mandato devido às irregularidades nas cotas de gênero

Da Redação

·
Com a decisão, os votos obtidos pelos partidos União Brasil e PL serão anulados
Icone Camera Foto por Reprodução/YouTube
Com a decisão, os votos obtidos pelos partidos União Brasil e PL serão anulados
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2025, 20:48:26 Editado em 26.05.2025, 21:15:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou a cassação dos mandatos de três vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Mauá da Serra. Em sessão desta segunda-feira (26), o colegiado acompanhou decisões do juiz da 76ª Zona Eleitoral, da Comarca de Marilândia do Sul, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, proferidas em dezembro de 2024 que cassaram os vereadores Reginaldo Martins Ferreira (“Reginaldo Tintas”) e Fábio Caetano Alves (“Sem Sangue”), pelo União Brasil, e Carlos do Churros, pelo PL. Como a Câmara conta com nove vereadores, isso significa que um terço dos eleitos foi cassado.

continua após publicidade

As ações que resultaram nas cassações dos três vereadores dizem respeito às fraudes relacionadas ao cumprimento da cota de gênero nas eleições municipais de 2024 para o legislativo. Pelo União Brasil, a irregularidade foi constatada na candidatura de Osneia Cordeiro dos Santos, que obteve apenas um voto, que não foi o dela. Já no PL, a candidatura de Monique Aparecida dos Santos Toreli também foi considerada irregular por ter conseguido apenas dois votos, nenhum sendo o dela.

LEIA MAIS: Sem Neymar, Ancelotti faz primeira convocação na seleção brasileira; veja lista

continua após publicidade

Com a decisão, os votos obtidos pelos partidos União Brasil e PL serão anulados, e a Justiça Eleitoral deverá realizar uma nova recontagem dos votos válidos, o que pode mudar a composição da Câmara Municipal de Mauá da Serra.

A decisão de segunda instância tem efeitos imediatos, mesmo ainda cabendo recursos.

O advogado Nilso Paulo, responsável pelas defesas do União Brasil e do PL, afirmou que irá aguardar a publicação da ementa para interpor os recursos. “Em paralelo, também iremos pedir a suspensão dos efeitos da cassação para a manutenção dos vereadores até o final do recurso ao Tribunal Superior Eleitoral”, finalizou ele.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "TRE confirma cassações de três vereadores de Mauá da Serra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!