Temporal derrubou 95 postes de energia em Bom Sucesso, diz Copel
Município informa que irá decretar situação de calamidade pública por conta dos prejuízos

A Prefeitura de Bom Sucesso, no Vale do Ivaí (PR), anunciou nesta segunda-feira (3) que vai decretar estado de calamidade pública por conta dos prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade entre sábado (1º) e domingo (2).
-LEIA MAIS: Vídeo: chuva alaga biblioteca da Unespar e danifica acervo
A cidade foi uma das mais atingidas da região pelo temporal. Segundo boletim da Defesa Civil, são mil pessoas afetadas, sendo que 72 estão desalojadas. Além disso, 50 casas foram destelhadas e o município registrou a queda de 95 postes de energia elétrica, segundo a Copel.
São 40 postes danificados na área urbana e 55 na zona rural. A Copel está com 17 equipes de construção de redes atuando no município. Cerca de 30% da cidade está sem energia ainda nesta segunda-feira (3), segundo a Copel. O município também sofre com a falta de água.
"A Prefeitura de Bom Sucesso - PR informa que, devido às fortes chuvas e ventos das últimas horas, o município enfrenta sérios danos, como destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de alagamentos em vários bairros. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil estão em ação prestando assistência às famílias afetadas, com fornecimento de lonas, abrigos e apoio social. Diante da gravidade da situação, será decretado Estado de Calamidade Pública, para agilizar o envio de recursos estaduais e federais. A população deve evitar áreas alagadas e seguir as orientações da Defesa Civil", informou a Prefeitura em comunicado.
A prefeita Rosana do Ná (Republicanos) afirma que as equipes do município estão trabalhando desde sábado para atender os afetados. "Estamos trabalhando para poder colocar a cidade em ordem de novo. Muita casa destelhada, muitas famílias que estão em situação de calamidade mesmo, mas a Copel está com várias equipes trabalhando na cidade para restabelecer a energia elétrica, para poder funcionar a bomba da Sanepar e, nós como prefeitura, estamos agindo com a equipe secretariada, todo mundo na rua, atendendo a população", disse.

OUTRAS CIDADES AFETADAS
Segundo a Copel, 32,7 mil unidades consumidoras em todo o Paraná estão com desligamentos nesta segunda-feira decorrentes dos efeitos dos temporais intensos que atingiram o Estado neste fim de semana.
O maior número de interrupções de energia está no Norte do Paraná, onde as equipes seguem em ações de religamento de 16,8 mil clientes. No Noroeste, há 8,8 mil unidades consumidoras desligadas e no Oeste, 6,7 mil.
Segundo o Simepar, os acumulados de chuva superaram os 100 mm em algumas localidades, com descargas elétricas e ventos de forte intensidade, além da ocorrência de granizo.
Seis torres de alta tensão foram derrubadas pela força do vento no município de Santa Fé, na região Norte. Houve centenas de postes quebrados e circuitos rompidos por quedas de árvores sobre a rede elétrica.
No pico de desligamentos, registrado no domingo, houve interrupções simultâneas no fornecimento a 100 mil domicílios em todo o Estado, decorrentes quebras de postes e danos a equipamentos de rede causados pelos eventos. Desse total, 73 mil clientes foram religados no próprio domingo.
Os efeitos do evento climático severo que atingiu o Paraná no fim de semana, deixou 29 municípios com a energia interrompida totalmente, devido extensos danos nas fontes de abastecimento. Em trabalho intermitente, as equipes da Copel restabeleceram a energia em 28 municípios.
Em Alvorada do Sul, no Norte, em que os danos à rede elétrica interrompeu as fontes de alimentação de energia, as equipes seguem trabalhando para reconstruir as redes destruídas pelos ventos fortes e quedas de árvores sobre a fiação, a fim de possibilitar a normalização do atendimento.
Nos municípios de Quarto Centenário, Miraselva, Porecatu e Santa Fé, na região Norte, também severamente atingidos, a energia já foi restabelecida parcialmente.
As equipes da Copel seguem nos trabalhos de restabelecimento de energia de todos os clientes. As intervenções são dinâmicas e a previsão é que os religamentos sejam concluídos ao longo do dia.
