Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
UTILIDADE PÚBLICA

Temporal afeta abastecimento de água em municípios do Vale do Ivaí

Pode faltar água em Novo Itacolomi, Lidianópolis, Jardim Alegre, Lunardelli, Godoy Moreira e no distrito de Nova Amoreira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Temporal afeta abastecimento de água em municípios do Vale do Ivaí
AutorSanepar reforça uso racional e econômico da água - Foto: Reprodução

Devido a falta de energia e problemas elétricos causados por fortes ventos e chuvas, ocorridos nesta quinta-feira (16) e madrugada de sexta-feira (17), na região do Norte Pioneiro, a produção e a distribuição de água estão comprometidas em alguns sistemas, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Pode haver oscilação de pressão na rede e falta de água em Novo Itacolomi, Lidianópolis (incluindo o distrito Porto Ubá), Jardim Alegre, Lunardelli, Godoy Moreira e Nova Amoreira (distrito de Marilândia do Sul). Equipes da Sanepar e da companhia de energia elétrica trabalham para resolver a situação. A previsão é de normalização no abastecimento até o início da manhã de sábado (18), de forma gradativa.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Agricultores têm suporte técnico gratuito do Senar em Ivaiporã

O sistema de abastecimento de água depende da eletricidade para funcionar, pois todo o caminho percorrido pela água envolve em seus processos motores, bombas, válvulas e sistemas de automação – e tudo utiliza energia elétrica. Portanto, quando falta energia, também pode faltar água. E a normalização total do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da luz: a velocidade da luz não se aplica à da água. No período de um segundo, enquanto a luz percorre 300 mil quilômetros, dentro da tubulação a água avança um metro. A orientação é evitar desperdícios.

USO RACIONAL

A Sanepar reforça que, em situações como esta, é imprescindível que a população colabore com uso racional e econômico da água. A água tratada deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Atividades que não sejam urgentes, como lavagem de carros e calçadas, de roupas pesadas, devem ser adiadas. Quem possui caixa-d’água em casa pode não sentir o desabastecimento. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade de, pelo menos 500 litros, o suficiente para atender as necessidades de até quatro pessoas no imóvel por, no mínimo, 24 horas.

publicidade

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline