Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
SEGURANÇA

Superlotação na carceragem do Deppen de Ivaiporã causa preocupação

A carceragem abriga 137 presos e dispõe de 105 camas. Os demais 32 presos estão alojados, mas a quantidade preocupa o Deppen

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), Polícia Científica e do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente se reuniram no salão nobre da Prefeitura com o prefeito Carlos Gil para debater a segurança pública.

Desta vez, referente à lotação na carceragem do Deppen, que abriga 137 presos e dispõe de 105 camas. Os demais 32 presos estão alojados. Mas a quantidade preocupa o Deppen. Na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) são 82 recuperandos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O chefe regional das cadeias públicas, Nilton Garcia, informou que irá apresentar ao poder Judiciário o projeto Remição pela Leitura para diminuir a quantidade de presos, seguindo exemplos de outras unidades do Deppen.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cada obra lida corresponde à remição de 4 dias de pena, limitando-se no prazo de 12 meses a até 12 obras efetivamente lidas e avaliadas com a possibilidade de remir até 48 dias por ano.

Ressocialização

Outra medida é oferecer trabalho aos presos visando à ressocialização e à oportunidade de melhorar a autoestima – tanto do detento quanto dos familiares. E, desta forma, cumprindo a política do Governo do Estado. “Fazemos uma pré-seleção dos presos que passam por uma comissão multiprofissional, e analisamos se têm condições de trabalhar com tornozeleira em regime fechado. Se o juiz da Comarca autorizar, o preso poderá trabalhar. Por isso, apresentamos a proposta às Prefeituras de Ivaiporã e de Jardim Alegre”, explicou Nilton Garcia. Na Prefeitura de Ivaiporã, a documentação encontra-se no Jurídico para análise.

publicidade

Na ocasião, Nilton Garcia apresentou dados para construção de um presídio. Mas o prefeito Carlos Gil voltou a afirmar que é contra o presídio e mostrou-se favorável ao incentivo de implantação de empresas que possam gerar empregos. No entanto, se disponibilizou a falar aos demais prefeitos da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) sobre a possível construção de um presídio na região.

Patrulha Rural


							Superlotação na carceragem do Deppen de Ivaiporã causa preocupação
AutorEquipe da Patrulha Rural da 6ª CIPM - Foto: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ivaiporã
Na ocasião, a Polícia Militar apresentou a equipe da Patrulha Rural, que tem cadastrado produtores do Vale do Ivaí para salvaguardar a segurança e registrado em imagens as propriedades rurais com o objetivo de facilitar o mapeamento e a identificação de possíveis rotas de fuga em casos de crimes praticados contra os produtores.

O prefeito Carlos Gil parabenizou o empenho do Conseg, trabalho desenvolvido pela Patrulha Rural, aumento no efetivo da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, que passou de 125 para 178 policiais, e citou a recente pesquisa de avaliação da administração municipal.

No que se refere aos problemas citados pela população, a segurança pública ocupa o 3º lugar (8,58%). “Em breve, a segurança pública será reforçada com a construção da Delegacia Cidadã – fruto da dedicação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior”, afirmou Carlos Gil.

publicidade

A mesa de honra foi composta também pelo presidente do Conseg, Jair Burato, vereadora Gertrudes Bernardy e pelo chefe de gabinete, Alaércio Búfalo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline