Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
IVAIPORÃ

Sírio-Libanês e Conasems conhecem programa Mais Cuidado + Saúde

O programa foi lançado em agosto de 2021, pelos prefeitos de 16 municípios do Vale do Ivaí, CIS Ivaiporã

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Em uma semana, o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Ivaiporã, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), presidido por Clodoaldo Fernandes dos Santos, recebeu a visita das equipes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (13 a 15 de setembro) e do Hospital Sírio-Libanês (21 e 22 de setembro).

Os médicos especialistas do Hospital Sírio-Libanês, Everton Soeiro e José Maurício de Oliveira; gerentes de projetos de Compromisso Social, Letícia Girotto e Rodrigo de Souza; e a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Marcela Alvarenga, se deslocaram a Ivaiporã com a mesma finalidade da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz: conhecer e analisar as ações desenvolvidas pelo programa Mais Cuidado + Saúde.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em agosto de 2021, os prefeitos de 16 municípios do Vale do Ivaí, CIS Ivaiporã, Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR) e Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) lançaram o programa Mais Cuidado + Saúde, que contou com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde.

Sírio-Libanês

“Viemos de São Paulo conhecer o programa Mais Cuidado + Saúde com a intenção de replicá-lo em outras realidades brasileiras – considerando que se trata de um país com dimensões continentais. Portanto, conhecer o programa é uma inspiração para nós. O que mais nos chamou a atenção foi o envolvimento dos trabalhadores, o que nos interessa muito”, sintetizou Everton Soeiro.

publicidade

O próximo passo da equipe do Hospital Sírio-Libanês é definir onde o programa Mais Cuidado + Saúde será implantado e formar equipes. “Há um exército de pessoas que trabalha em defesa do SUS [Sistema Único de Saúde] no Brasil e a pandemia reforçou a importância do SUS na vida das pessoas”, observou Everton Soeiro.

Conasems

Marcela Alvarenga observou a dimensão do trabalho que é desenvolvido pelos profissionais que integram o programa Mais Cuidado + Saúde e a organização da rede de serviços. “A dimensão e a organização nos fazem acreditar que a Política Nacional de Atenção Básica pode ser devidamente gerenciada com a união dos municípios. Basta força de vontade por parte dos prefeitos e gestores de saúde”, declarou.

publicidade

O Conasems, que representa 5.570 municípios, pretende compartilhar a metodologia do programa Mais Cuidado + Saúde em outras regiões do Brasil, onde é necessário organizar a Atenção Básica à Saúde.

No AME alguns profissionais de saúde dos municípios de Cândidos de Abreu, Rosário do Ivaí e de Godoy Moreira se reuniram com a equipe do Hospital Sírio-Libanês, antes de retornar a São Paulo, e com a assessora técnica do Conasems, antes de voltar para Brasília. Além disso, se reuniram com o prefeito licenciado de Ivaiporã, Carlos Gil; presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy; secretários de Saúde de Jardim Alegre e de Manoel Ribas, Silvia Bovo e Claudinei de Jesus; e com o enfermeiro João Felipe Marques.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline