Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
EMPREENDEDORISMO

Sete a cada dez empresas abertas na região de Apucarana são MEIs

Foram mais de 2,5 mil novas empresas abertas neste modelo, entre janeiro a novembro deste ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sete a cada dez empresas abertas na região de Apucarana são MEIs
Autor Foto por aen - MEIs correspondem a 71,6% do saldo de 3,5 mil empresas abertas neste ano na região de Apucarana

A cada dez empresas abertas na região de Apucarana (PR), sete são de microempreendedores individuais (MEIs). Dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) mostram que de janeiro a novembro deste ano, foram mais 6.097 registros de aberturas e 3.526 baixas, fechando o período com mais de 2,5 mil novas empresas neste modelo empresarial.

- LEIA MAIS: Apucarana e Arapongas têm startups escolhidas em programa de inovação

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O número corresponde a 71,6% do saldo acumulado de 3,5 mil empresas abertas nos 27 municípios. No comparativo com 2023, entretanto, houve queda de 9,6% no saldo de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Com 2.025 aberturas e 1.080 baixas, Arapongas detém o maior saldo de MEIs. O município encerrou o período com 945 novos registros, seguido por Apucarana (862), Ivaiporã (135) e Jandaia do Sul (107).

Depois do MEIs, o porte empresarial com segundo maior saldo é a microempresa com 768 registros na região, seguida por 154 Empresas de Pequeno Porte (EPP).

publicidade

O Paraná alcançou saldo positivo de 128,4 mil empresas no acumulado de janeiro a novembro deste ano, conforme relatório da Jucepar divulgado ontem. Esse saldo de empresas representa a diferença entre o número de novos registros no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as baixas nos primeiros 11 meses do ano. Apenas em novembro o saldo foi de 9.262 novas empresas.

Houve aumento de 5,1% no volume de saldo de empresas em relação ao mesmo período de 2023. Entre janeiro e novembro deste ano foram abertas 286.736 e fechadas 158.284 empresas. Atualmente, o Estado possui 1.769.449 empresas ativas.

Presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, afirma que o relatório de novembro confirma tendência positiva do ambiente de negócios no Paraná. “Analisamos com alegria os resultados, pois toda a equipe da Junta Comercial, assim como os órgãos parceiros e envolvidos no processo de desburocratização, estão empenhados em dar vazão às necessidades do empresariado. Aqui no Paraná o investidor pode confiar que ele encontrará um ambiente seguro e facilitado para empreender”, diz.

publicidade

Desde o início da vigência do Selo do Baixo Risco, em 31 de janeiro deste ano, foram beneficiadas 25.397 empresas. Seis em cada 10 empresas receberam o selo no momento do registro no CNPJ e quatro em alterações. Curitiba (33%), Maringá (9%), Londrina (6%), São José dos Pinhais (4%) e Cascavel (3%) concentram os maiores números de empresas beneficiadas.

O Selo do Baixo Risco foi criado a partir do decreto 3.434 de 2023, que prevê a dispensa de alvarás e licenciamentos para o funcionamento de 771 atividades econômicas no Paraná. Com essa medida, o empresário não precisa solicitar licenciamentos e alvarás do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Defesa Agropecuária, facilitando o trabalho do contador e do investidor.

Escrito por Cindy Santos com Agência Estadual de Notícias do Paraná.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline