MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Segunda safra do milho pode superar expectativas na região

Neste ano, a área cultivada com milho safrinha na regional aumentou 11,5%, alcançando 122 mil hectares, contra 109,4 mil hectares em 2024

Da Redação

·
Produtividade média da regional será superior ao ano passado
Icone Camera Foto por TN Online
Produtividade média da regional será superior ao ano passado
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.03.2025, 10:56:20 Editado em 29.03.2025, 10:56:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A segunda safra de milho no Paraná enfrenta desafios devido à seca e ao calor de março. Com uma estimativa de 15,9 milhões de toneladas, o clima adverso pode afetar esse número. Em contraste, agricultores dos 15 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã mantêm otimismo, já que a região tem registrado boas chuvas. Neste ano, a área cultivada com milho safrinha na regional aumentou 11,5%, alcançando 122 mil hectares, contra 109,4 mil hectares em 2024.

Segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Sergio Carlos Empinotti, o milho segunda safra tem ganhado espaço na sucessão de culturas, substituindo o trigo em algumas áreas. Agricultores estão investindo mais na adubação para garantir boas produtividades. “Antes, o milho era plantado apenas como cobertura de solo. Agora, os produtores investem mais”.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Batida entre carro e bicicleta deixa pessoa ferida em Jardim Alegre

A tendência é que a área plantada com trigo continue diminuindo, enquanto o milho ganhe mais importância na sucessão agrícola. “Essa mudança melhora a qualidade do solo e beneficia a rotação de culturas, contribuindo para o aumento da produtividade da soja que será plantada na sequência”, enfatizou o agrônomo.

Empinotti também acredita que a produtividade média da regional será superior ao ano passado, com uma expectativa de 260 sacas por alqueire, contra 200 sacas na safra anterior, que sofreu com a seca. No entanto, o clima nas próximas semanas será decisivo para o resultado final.

continua após publicidade

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Na regional o plantio já foi concluído, e as lavouras estão em bom estado desenvolvimento. Cerca de 30% das lavouras já estão em fase de floração, enquanto o restante segue em fase de desenvolvimento vegetativo. “Tivemos boas chuvas após a colheita da soja, e isso ajudou o desenvolvimento do milho”, explicou. Ele destacou ainda que, devido ao plantio antecipado nesta temporada, a colheita pode começar no final de maio, pouco antes do usual.

continua após publicidade

A saca de milho de 60 quilos na região está sendo negociada em torno de R$ 70,00, valor considerado razoável pelos produtores. Esse preço é cerca de 40% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Empinotti acredita que a demanda interna deve manter os preços estáveis, com a produtividade sendo o fator crucial para o sucesso financeiro da safra. “O que vai mandar é a produtividade. Como a expectativa de produção é melhor, o preço se torna mais lucrativo”, completou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Segunda safra do milho pode superar expectativas na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!