Saúde identifica focos do Aedes aegypti e emite alerta em Ivaiporã
Nova tecnologia identifica até se o mosquito adulto está contaminado
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã emitiu um alerta após a identificação de diversos focos do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade. O monitoramento usa uma nova tecnologia que permite identificar até se o mosquito adulto está contaminado.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, os pontos com maior incidência ficam nas regiões da rodoviária, do cemitério, do bairro Ouro Preto e das Longitudes. Segundo ela, isso não exclui a presença do mosquito em outros bairros do município.
- LEIA MAIS: Jovem de 19 anos fica ferido em acidente na PR-986, em Rolândia
Os principais focos foram encontrados em locais com água parada, como piscinas sem tratamento, baldes e tambores destampados, bebedouros de animais, vasos de plantas e lixo acumulado nos quintais. A Secretaria reforça que a eliminação desses criadouros depende da colaboração da população.
A orientação é para que os moradores redobrem a atenção, principalmente durante o período de férias. Antes de viajar, a recomendação é limpar o quintal, tampar recipientes, verificar vasos sanitários e eliminar qualquer objeto que possa acumular água.
Apesar de Ivaiporã não registrar casos confirmados de dengue até o momento, há notificações suspeitas. A maior preocupação da Secretaria é com a chikungunya, que pode causar sintomas prolongados e deixar o paciente debilitado por vários meses.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline