São João do Ivaí: Comerciantes protestam em favor da festa da cidade
Grupo está na frente do Fórum da cidade, aguardando resultado de audiência especial em que autoridades tentam reverter cancelamento da festa
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um grupo de comerciantes de São João do Ivaí está reunido na frente do Fórum da Comarca local, aguardando o resultado de uma audiência especial. Autoridades locais tentam reverter a suspensão da festa de aniversário dos 58 anos da cidade, conseguida através de ação civil pública do Ministério Público.
A decisão da justiça determina que os municípios de São João do Ivaí, e Lunardelli, se abstenham de efetuar pagamentos de eventuais contratos realizados por força dos processos administrativos suspensos. No caso de São João do Ivaí, a justiça determinou multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento e, para Lunardelli, a multa seria de R$ 200 mil.
LEIA MAIS: MPPR consegue suspender festas de aniversário em São João do Ivai e Lunardelli
Nesta segunda-feira (12), às 10 horas, foi iniciada uma audiência, no Fórum, em que a prefeita Carla Emerenciano e equipe da secretaria de Finanças, tentava uma solução para o caso. Enquanto isso, do lado de fora, diversos moradores e comerciantes da cidade se manifestavam, favoravelmente à realização da festa da cidade, cancelada nos últimos dois anos por conta da Pandemia de Covid 19.
O Ministério Público moveu a Ação Civil Pública argumentando que as prefeituras estariam investindo recursos públicos na realização das festividades de aniversário comprometendo o orçamento, com investimentos que poderiam ser destinados a outros fins, de interesse da sociedade.
O ministério público cita, no caso de são João do Ivaí, o Lar São Lourenço, a Apae e a Casa Lar, entidades importantes para a população e que estariam passando por dificuldades no cotidiano para manutenção de serviços e das estruturas, e que poderiam ser beneficiadas pela prefeitura.
Na festa de aniversário de São João, que estava marcada para acontecer de 10 a 21 de dezembro, seriam realizados shows de artistas famosos, inclusive as duplas Cesar Menotti e Fabiano e Guilherme e Benuto, além de atrações locais, praça de alimentação, estandes do comércio local, sorteios de brindes, entre outras.
Segundo a Secretaria de Industria e Comércio da cidade, pelo menos 30 empreendedores locais estavam cadastrados para formarem a praça de alimentação nos dias das festividades de aniversário da cidade. Apenas empreendedores da própria cidade foram selecionadas para participar da festa e, de acordo com a prefeitura, muitos deles inclusive haviam recorrido a empréstimos para adquirir equipamentos e estoques para atender a demanda na praça de alimentação durante a festa.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de São João do Ivaí, Geisiele de Roma Marcos Pardinho, também participa das manifestações em frente ao fórum, na manhã desta segunda-feira (12). A entidade emitiu uma nota em que se posiciona favorável às festividades. “Após dois anos sofridos de pandemia, onde nosso comércio local foi muito prejudicado, estamos todos retomando nossos trabalhos e tentando melhorar do prejuízo que tivemos”, diz a nota. Para a entidade, as festas públicas nos pequenos municípios são fundamentais para promover e fomentar o comércio local, além de serem parte da cultura local. Veja:
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline