Sanepar retoma rodízio de água em Faxinal após temporal
Medida emergencial é necessária devido a danos na estação de tratamento e poço auxiliar

A Sanepar anunciou nesta segunda-feira (3) a retomada do rodízio no abastecimento de água em Faxinal. A medida foi adotada após as fortes chuvas do fim de semana danificarem equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
LEIA MAIS: Garrafas de whisky furtadas em conveniência são encontradas em arbusto
Segundo a Sanepar, com a estação funcionando com apenas 50% de sua capacidade e o poço complementar em manutenção, a distribuição regular de água para toda a população tornou-se inviável, mesmo com o auxílio de caminhões-pipa.
O rodízio deve seguir até sábado (8) e funciona em turnos de 12 horas para dois setores da cidade: zona alta e zona baixa. Durante os períodos de interrupção, os reservatórios serão desligados para recuperação de nível, e a distribuição será retomada gradualmente à noite.
Setores e horários do rodízio
Zona Alta – dias alternados (terça, quinta e sábado):
Rua 14 de Dezembro (do Centro até a Rua Antônio G. Costa), Jardim Garcia, Jardim Alceu Justus, Jardim Pedro G. da Luz, Jardim Aracy, Jardim Vale Verde, Jardim Juscelino Kubitschek, Jardim Nutrimil, Jardim Padre João Carlos, Jardim Santa Helena, Jardim Los Angeles, Jardim Rodolfo Canhete e Parque Industrial.
Zona Baixa – dias alternados (segunda, quarta e sexta):
Rua 14 de Dezembro (do Centro até a Rua Sergipe), Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Mutirão, Jardim Jorge Cury, Jardim Nova Faxina, Jardim Cazarin, Jardim Adram, Jardim Bela Casa I, II e III, Residencial do Lago, Vila Nova e Vila Velha.
A Sanepar alerta que a população deve utilizar água de forma responsável, priorizando higiene pessoal e alimentação. Lavagens de carros, calçadas e fachadas devem ser adiadas, e o reaproveitamento de água de tanques e máquinas de lavar roupas pode ajudar na economia.
Durante o rodízio, a companhia disponibiliza caminhões-pipa para unidades de saúde e escolas, caso seja necessário. Além disso, a Sanepar orienta que cada imóvel tenha caixa-d’água com capacidade mínima para 24 horas de abastecimento, recomendando reservatórios de pelo menos 500 litros.
