Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
JANDAIA DO SUL

Sanepar inicia diagnóstico na Bacia do Rio Marumbizinho

O objetivo é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento que apresentam histórico de limitação operacional

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sanepar inicia diagnóstico na Bacia do Rio Marumbizinho
AutorSanepar inicia diagnóstico no Rio Marumbizinho, em Jandaia do Sul - Foto: Sanepar

A Sanepar inicia nesta semana a elaboração de um diagnóstico na Bacia do Rio Marumbizinho, em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. O objetivo principal é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento que apresentam histórico de limitação operacional. Os detalhes foram apresentados ao prefeito Lauro Junior nesta segunda-feira (21).

O trabalho é feito de forma participativa, com entrevistas individuais e reuniões comunitárias com moradores acima dos pontos de captação da Sanepar. O prefeito avalia como bastante positiva a participação dos proprietários rurais. “Todo projeto que envolve pessoas e busca parcerias obtém sucesso. Envolver os produtores deve fortalecer sobremaneira este trabalho no Marumbizinho”, disse.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Essa ação vai se somar ao projeto municipal Água é Vida, lançado em 2021 e que abrange 38 minas e nascentes já preservadas.

O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi também ressalta a contribuição dos moradores da bacia, que têm conhecimento sobre os problemas e soluções possíveis. “É importante esta estratégia de sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com os rios e a preservação dos mananciais de abastecimento de água”, resumiu.

DIAGNÓSTICO

publicidade

A iniciativa da Sanepar também será realizada em outros 25 municípios e 13 bacias hidrográficas do Paraná. São quase 5 mil propriedades rurais localizadas no Paraná, pertencentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os temas principais do levantamento são infraestrutura da propriedade, atividades desenvolvidas, caracterização ambiental, origem da água, destino dado ao esgoto e aos resíduos sólidos, práticas de conservação do solo e métodos de cultivo ou manejo.

Entre os principais parceiros do projeto estão o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), os conselhos de meio ambiente e as prefeituras. No Norte do Estado, além de Jandaia do Sul, vão participar os municípios de Londrina, Cambé, Arapongas, Rolândia, Cambira, Santa Mariana, Cornélio Procópio e Paranavaí.

publicidade

Para mais informações sobre o diagnóstico participativo na região Norte do Paraná os interessados deverão enviar e-mail para a gestora ambiental Andrea Fontes ([email protected]).

PRESENÇAS

Também participaram da reunião na Prefeitura de Jandaia do Sul o secretário de governo do município, Bruno Olivato, o diretor da Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Semensato, e o diretor de Planejamento, Elvis Pontara Junior. Pela Sanepar, estavam presentes a gerente comercial da Região Nordeste, Evelise Kluk, os gestores ambientais Andrea Fontes e Silvio Fachini, além do agente de suporte operacional do sistema local Tiago de Souza.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline