Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Safra do café no Vale do Ivaí tem início com preço em alta

Reflexo da desvalorização do real, o preço da saca do grão está sendo cotado a preço R$ 482

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Safra do café no Vale do Ivaí tem início com preço em alta
Autor Produtor Douglas Eduardo Ravar, da região do Jacutinga - Foto: TNOnline

A safra do café está sendo iniciada nos 28 municípios dos núcleos regionais de Apucarana e Ivaiporã da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) com estimativa de poucas perdas e preço em alta. Reflexo da desvalorização do real, o preço da saca do grão está sendo cotado a preço R$ 482, um aumento de 42% em relação a maio do ano passado.

Na região, são quase 6,2 mil hectares de café que começaram a ser colhidos na semana passada. O longo período de estiagem enfrentado pelo estado deve afetar a produção. Na região de Ivaiporã, que tem área de 3,5 mil hectares, as projeções do Departamento de Economia Rural (Deral) estimam uma queda de 13% na produtividade causada tanto pela estiagem quanto pela geada de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme o engenheiro agrônomo do órgão, Sérgio Carlos Empinotti, a média de produção na região é de 1.320 quilos por hectare, que corresponde a 22 sacas de 60 quilos de café descascado. Porém, a média nesta colheita deve cair para 1.140 quilos, ou seja, 19 sacas.

Empinotti lembra que a geada do ano passado, durante três dias consecutivos em julho, atingiu as folhas de cobertura e ponteiras dos cafezais. “Nas lavouras novas, os ramos foram muito prejudicados. Cafezais que estavam até com uma expectativa boa de produção perdeu bastante na época, e prejudicou a lavoura que está sendo colhida agora. Além disso, tivemos muitos problemas com a falta de chuvas nos últimos 12 meses”.

Para o agrônomo Cleversom da Silva Souza do Instituto de Desenvolvimento Rural - Iapar/Emater (IDR-PR) que na semana passada acompanhou o início da colheita afirma que, apesar dos problemas, quem caprichou no manejo, terá boa safra com boa qualidade do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Em algumas propriedades sentimos que o café sofreu bastante com as condições climáticas. A parte boa é que a colheita vais estar mais igualada, já que a florada foi homogênea. O ruim é que seca afetou o desenvolvimento e a maturação frutos. Os que conseguiram fazer um bom manejo de solo, da parte física, química e biológica, com adubação verde e boa palhada, a planta não sentiu tanto. Esses produtores terão uma ótima safra e café de maior qualidade este ano”, destaca.

Ainda segundo Cleversom, nas áreas onde houve boas práticas de manejo também será possível uma colheita com boa produtividade. “Tem produtores de maior tecnologia que investiram na renovação de cafezal com variedades mais produtivas, e que fizeram as boas práticas podem chegar a 50, 60 sacas beneficiadas por hectare. Infelizmente ainda são poucos os produtores que vem renovando os cafezais”.


							Safra do café no Vale do Ivaí tem início com preço em alta
AutorProdutor Douglas Eduardo Ravar, da região do Jacutinga - Foto: TNOnline

Para o produtor Douglas Eduardo Ravar, da região do Jacutinga, que junto com a família produz três alqueires de café a produtividade será média. Em safras anteriores a propriedade já chegou a colher até 70 sacas beneficiada por ha. “Era para ser uma colheita boa, mas pelo fato da geada no ano passado e da seca a produtividade foi prejudicada”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na propriedade por enquanto estão sendo colhidos apenas os cafés especiais maduros para a prova. “Ainda não é possível prever a produtividade porque estamos bem no início, mas pela experiência tem talhão que dá mais de 50 sacas beneficiada, mas tem talhão que vai dar bem pouco. Na cabeceira que costuma produzir bastante este ano vai dar quase nada”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline