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PRC-466

Rodovia da região vai receber pavimentação em concreto; saiba mais

Trecho contemplado começa em Porto Ubá, incluindo uma ponte sobre o Rio Ivaí, passando por Jardim Alegre e Ivaiporã

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Está prevista a restauração em concreto de todo o trecho utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento de asfalto existente como base para o novo pavimento rígido de concreto
Icone Camera Foto por DER-PR
Está prevista a restauração em concreto de todo o trecho utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento de asfalto existente como base para o novo pavimento rígido de concreto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou o edital de restauração em concreto e ampliação da PRC-466 entre Lidianópolis, no Vale do Ivaí, e Manoel Ribas, na região Central, em uma extensão de 51,86 quilômetros. Confira o vídeo do projeto abaixo.

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O trecho contemplado começa em Porto Ubá, localidade de Lidianópolis, incluindo uma ponte sobre o Rio Ivaí, passando por Jardim Alegre e Ivaiporã, também no Vale do Ivaí, terminando no acesso a uma subestação de Furnas, no território de Manoel Ribas.

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Está prevista a restauração em concreto de todo o trecho utilizando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento de asfalto existente como base para o novo pavimento rígido de concreto, e também a duplicação de 15,9 quilômetros, a implantação de 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos, acostamentos, vias marginais e a construção de seis novos viadutos.

“Já estamos em obra na duplicação na PRC-466 entre Guarapuava e Pitanga, subimos pela PR-460 até o Rio Muquilão, e agora continuamos pela PRC-466 rumo a Mauá da Serra, com o primeiro lote até Furnas e agora com o segundo lote até Porto Ubá”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“É um grande investimento em rodovias de concreto sendo realizado pelo governo Ratinho Junior, garantindo mais segurança e progresso para a região Central”, afirma o secretário.

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Um dos viadutos será implantado em Lidianópolis, substituindo a rotatória com a Rua Mato Grosso; outro no entroncamento com a PR-082, acesso para Lunardelli; dois viadutos em Jardim Alegre, ambos nos entroncamentos com a Avenida Mattos Leão; e dois também em Ivaiporã, um no entroncamento com a PR-846, e outro no entroncamento com a Avenida Ladislao Gil Fernandes.

“É o maior volume de investimentos em obras de arte especiais em um único lote nesta iniciativa de restaurar e ampliar o eixo central de rodovias do Paraná. Isso é necessário para garantir que as obras nos perímetros urbanos de municípios do trecho permitam total segurança na interação entre tráfego local e de longa distância, sem acidentes nem congestionamentos”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

O trecho de duplicação contempla principalmente os municípios de Jardim Alegre e Ivaiporã, começando um pouco antes do entroncamento com a PR-082 e terminando próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã, passando pelo perímetro urbano de ambos municípios.

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O edital prevê também o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí em Porto Ubá, para implantar acostamentos e passeios para pedestres, separados por novas barreiras de concreto. A estrutura em 289,6 metros de extensão. Ainda estão previstas novas rotatórias, retornos em nível, iluminação rodoviária, novo sistema de drenagem de águas, sinalização vertical e horizontal, e demais melhorias.

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A sessão de disputa está marcada para 30 de outubro, no portal de compras do governo federal Compras.gov.

Confira o projeto:


AEN Paraná

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