Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
ECONOMIA

Região ganhou 2,5 mil novas empresas no primeiro semestre deste ano

Saldo de novos negócios registrou aumento de 32% em relação ao ano passado; setor automotivo está em ascensão

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Região ganhou 2,5 mil novas empresas no primeiro semestre deste ano
AutorJulio Rios inaugurou empresa no ramo automotivo neste ano, em Apucarana - Foto: reprodução/arquivo pessoal

A região registrou um aumento de 32% no número de novas empresas abertas no primeiro semestre deste ano. Entre 5.890 aberturas e 3.327 baixas, foram 2,5 mil novos empreendimentos inaugurados, saldo que supera o mesmo período do ano passado, quando a região ganhou 1,9 mil empresas. Os maiores saldos são de Arapongas (1.012), Apucarana (878) e Ivaiporã (128). Os dados são da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) referentes a 27 municípios.

- LEIA MAIS: Projeto-piloto incentiva cultivo orgânico em Ivaiporã

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme a Jucepar, o bom desempenho regional se deve principalmente ao setor de comércio e serviços automotivos que, entre 1,4 mil aberturas e 956 baixas, fechou o semestre com 512 novas empresas, saldo quatro vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Entre as empresas do ramo automotivo inauguradas neste ano está a Las Vegas Car, de Apucarana, que oferece serviços de som e estética automotiva. O proprietário, Julio Rios, 25 anos, atua no nicho desde os 17, quando começou a trabalhar ajudando seu pai, que também tem uma empresa do setor automotivo. “O som e a estética mexeram comigo. É com isso que eu gosto de trabalhar”, afirma.

Julio revela que sempre teve vontade de abrir seu próprio negócio, pois acredita muito no potencial do empreendedorismo. “Eu sempre acreditei que o progresso vem para quem quer progresso. Não adianta só querer, é preciso correr atrás”, acrescenta.

publicidade

Segmentos que também ganharam novas empresas foram a indústria de transformação (385), transporte (316), atividades administrativas (271), construção (154), saúde humana (154), entre outros.

O economista Paulo Cruz, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, ressalta que a prestação de serviços está em constante crescimento na região, impulsionada pela melhoria da renda e pela modernização econômica, impulsionando a abertura de novas empresas. “O setor de serviços está em alta porque a melhoria da renda impulsiona a modernização econômica, e as pessoas consomem mais serviços”, afirma.

E segundo o economista, o primeiro passo escolhido por muitos empreendedores para abrirem um negócio é o modelo Microempreendedor Individual (MEI). “Normalmente são pessoas altamente experientes e qualificadas em alguma atividade que buscam solucionar problemas de prestação de serviço ou venda de produtos. A opção pelo MEI é atraente devido ao menor aporte de capital necessário e às vantagens proporcionadas pela lei, como a possibilidade de oferecer nota fiscal”, afirma.

publicidade

Segundo Cruz, o empreendedorismo continua uma forte tendência entretanto, a alta taxa de juros é um fator que influencia as decisões, especialmente para os pequenos empresários. “Nenhuma empresa sobrevive se não tiver vendas e consumidores”, afirma.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline