Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
CORONAVÍRUS

Região encerra 54 leitos exclusivos de Covid-19

A medida é reflexo da queda nas taxas de ocupação. Na terça-feira (4), os índices não ultrapassaram 50%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Região encerra 54 leitos exclusivos de Covid-19
Autor Foto por Rogerio Santana/Governo do Rio/Agência Brasil - Ilustração

Cinquenta e quatro leitos exclusivos para atendimento a pacientes de coronavírus foram encerrados nos últimos dias na região em quatro hospitais de referência da área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã. A medida é reflexo da queda nas taxas de ocupação. Na terça-feira (4), os índices não ultrapassaram 50% nos hospitais de referência das duas regionais.

Na área da 16ª RS, trinta leitos foram descontratualizados no Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas: 10 de UTI, que passou de 66 para 56 leitos e 20 na enfermaria, passando de 50 para 30 vagas. Ainda, assim, as UTI e enfermaria encerraram o dia com ocupação de 20% e 17%, respectivamente.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nos demais hospitais de referência, a ocupação não chega a 50%. Em Apucarana, no Hospital da Providência, a enfermaria atingiu 20% com 12 pacientes. Na UTI, a ocupação chegou a 47% com 11 pacientes. Na enfermaria do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul, apenas um paciente estava internado. O hospital tem 50 vagas.

Na 22ª RS de Ivaiporã, 24 leitos de covid foram encerrados ontem, o equivalente a 28,5% do total. Com a queda no número de pacientes, o Hospital Regional de Ivaiporã - que soma 60 leitos - vai centralizar novamente o atendimento de covid-19.

Foram descredenciados 8 leitos no Instituto Saúde Bom Jesus e 6 no Instituto Lucena Sanches, ambos em Ivaiporã, além de 10 vagas no Hospital Municipal Antônio Pietrobon, de Nova Tebas, última unidade credenciada Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

publicidade

Na terça-feira, a regional mantinha 27,5% de ocupação em leitos de enfermaria e 35% nas vagas de UTI. “Isso tudo devemos à vacinação, que realmente imuniza as pessoas”, afirma a a chefe 22ª RS de Ivaiporã, Eleane Rother.

De acordo com Eleane, o avanço na imunização está reduzindo o número de casos graves, consequentemente, a quantidade de internamentos hospitalares, o que explica o fechamento de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. “A redução de leitos está prevista dentro das resoluções já lançadas. A quantidade de leitos varia de acordo com a taxa de ocupação. E como houve queda nos internamentos e casos confirmados no Estado, houve essa adaptação”, diz.

Eleane Rother destaca que a queda nos números deu um alívio na ocupação hospitalar, contudo não é o momento de relaxar com os cuidados preventivos. “Mas não podemos descuidar. Devemos manter o protocolo de higienização, uso de máscaras até a maior parte da população estar imunizada”, recomenda.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline