MAIS LIDAS
VER TODOS

1º BIMESTRE

Região criou 1,9 mil vagas de empregos formais com alta de 23%

No ano passado, foram 1,5 mil postos de trabalho criados nos 27 municípios da região no 1º bimestre

Da Redação

·
Setor de serviços criou mais de 800 postos de trabalho no primeiro bimestre deste ano
Icone Camera Foto por ARQUIVO/AEN
Setor de serviços criou mais de 800 postos de trabalho no primeiro bimestre deste ano
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2025, 06:41:28 Editado em 05.04.2025, 06:41:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A geração de empregos com carteira assinada avançou na região de Apucarana (PR). Foram mais de 1,9 mil novas vagas criadas no primeiro bimestre deste ano em 27 municípios, um crescimento de 23,4% em comparação com o ano passado, quando 1,5 mil postos de trabalho foram abertos. Este é o melhor resultado para o período dos últimos quatro anos, conforme o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Apucarana está entre as cidades que mais geram emprego no Paraná

continua após publicidade

O segmento que mais contribuiu com a geração de empregos é o setor de serviços que abriu 871 postos de trabalho, seguido pela indústria com 813. Outras atividades econômicas que fecharam o bimestre com saldo positivo foram a construção civil (132), comércio (73) e a agropecuária (22). No total, são 107,5 trabalhadores com carteira assinada na região, um crescimento de 3,9% no estoque de empregados, em comparação com 2024 no mesmo período.

Conforme o Caged, os maiores saldos de empregos são de Arapongas (741), Apucarana (647) e Ivaiporã (163). Cinco municípios fecharam com saldo negativo: Ariranha do Ivaí, Arapuã, Mauá da Serra, Novo Itacolomi e São João do Ivaí (veja o infográfico).

Somente no mês de fevereiro, a região criou 1.138 vagas de emprego, superando o ano passado que gerou 1.073 no mesmo período, um crescimento de 6% no comparativo.

continua após publicidade

Para o economista e professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Paulo Cruz, a expansão das vagas de emprego na região seguem uma tendência nacional, o que sinaliza crescimento econômico. “Isso mostra que a economia segue crescendo, desenvolvendo novos volumes de renda e colocando novos consumidores no mercado. Isso é muito bom, porque mostra sinais de crescimento contínuo a longo prazo”, comenta. “Isso mostra também que as políticas locais regionais vem dando amplas respostas positivas e que o empresariado está disposto a ampliar seu volume de investimento”, acrescenta o economista.

PARANÁ

continua após publicidade

O Paraná abriu 39.176 postos de trabalho em fevereiro deste ano, de acordo com o Caged. É o melhor resultado para um mês desde fevereiro de 2021, quando foram criadas 41.452 vagas. O Estado foi também o 3º do País que mais gerou oportunidades no período, atrás apenas de São Paulo (137.581) e Minas Gerais (52.603), estados bem mais populosos.

O saldo paranaense de 39.176 vagas é resultado da diferença entre as 211.674 admissões e os 172.498 desligamentos no período. Na comparação com fevereiro de 2024, quando 33.179 empregos foram abertos (na série com ajuste), a geração de empregos formais foi 18% maior em 2025, com acréscimo de 5.997 vagas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Região criou 1,9 mil vagas de empregos formais com alta de 23%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!