Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
EDUCAÇÃO

Região aumenta nota do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental

Índice cresceu em 20 municípios com destaque para Apucarana, Sabáudia e Novo Itacolomi

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Região aumenta nota do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental
AutorApucarana obteve a maior nota do Ideb para os anos iniciais do Paraná - Foto: tnonline

Municípios da região de Apucarana (PR) apresentaram avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgados anteontem pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O melhor desempenho foi nos anos iniciais do ensino fundamental, no qual 70% dos municípios conseguiram ampliar suas notas.

- LEIA MAIS: Apucarana obtém a maior nota do Ideb no Paraná

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo os dados disponibilizados pelo Inep, o índice dos anos iniciais aumentou em 20 cidades, caiu em seis e se manteve em uma. O destaque é Apucarana, que aumentou a nota do Ideb de 7,3 para 7,6, o maior índice do Paraná. Na sequência aparecem Sabáudia (7,4), Novo Itacolomi (7,3) e Arapongas (7,2). A maior alta foi em Grandes Rios que passou de 5,3 para 6,7 (26%) e a maior queda foi em São Pedro do Ivaí que saiu de 8,2 para 6,3 (-23%).

A nota do Ideb também aumentou em 18 municípios nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba o 6º ao 9º ano. O índice, entretanto, caiu em oito cidades e em dois municípios o número se manteve. Novo Itacolomi teve a maior nota da região, aumentando de 6,1 para 6,7. Na sequência aparecem Ariranha do Ivaí (6,4) e Kaloré (6,2). Apucarana, Arapongas e Ivaiporã alcançaram a mesma nota 5,6.

Já o índice do ensino médio aumentou em 12 municípios, caiu em 10 e em dois continua o mesmo. Em quatro municípios faltam índices para comparação. O ensino médio inclui as escolas públicas, sob gestão do Governo do Estado, e as escolas privadas e institutos federais. O destaque é novamente Novo Itacolomi, que obteve a maior nota da região: 5,4. Na sequência os maiores índices são de Grandes Rios com 5,3, Califórnia e Rosário do Ivaí, ambos com 5,1. Apucarana manteve 4,9, mesmo índice de 2001, enquanto Arapongas aumentou de 4,8 para 4,9. Em Ivaiporã a nota caiu de 4,9 para 4,8.

publicidade

AVALIAÇÃO

Estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliados a cada 2 anos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mensurando o desempenho em matemática e leitura. O Ideb relaciona o desempenho dos estudantes nessas avaliações de larga escala com dados de fluxo escolar, que indica a “taxa de aprovação” a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O desempenho é avaliado de 0 a 10: quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline