A abertura de empresas avançou 74% na região de Apucarana, norte do Paraná, no primeiro trimestre deste ano. Foram 3.299 negócios inaugurados e 1.722 fechados em 27 municípios, um saldo de 1,5 mil empreendimentos entre janeiro e março deste ano. No ano passado foram 905 no mesmo período, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
- LEIA MAIS: Região criou 1,9 mil vagas de empregos formais com alta de 23%
O setor de comércio e reparação de veículos automotores teve o maior saldo de aberturas, com 320 novas empresas, a indústria de transformação com 241, transporte com 182, atividades administrativas e serviços complementares 144, alojamento e alimentação 80, entre outros.
O Microempreendedor Individual (MEI) é o principal modelo empresarial escolhido para os empresários da região, com saldo de 1,2 mil empresas abertas nesta modalidade no período. Ainda conforme a Jucepar, 570 empresas foram abertas na modalidade Sociedade Empresária Limitada e outras 2 cooperativas inauguradas. Na contramão, 193 empresas no perfil Empresário Individual foram fechadas.
Vinte e cinco municípios tiveram saldo positivo de abertura de empresas entre janeiro e março. Destaque para Arapongas e Apucarana, que têm os maiores saldos da região, com 542 e 526 novas empresas (veja o infográfico).
Para o consultor do Sebrae de Apucarana, Tiago Cunha, esse cenário positivo pode ser explicado por fatores econômicos e estruturais. Em relação à Apucarana, ele explica que o município tem se destacado pela diversificação produtiva, principalmente nos setores do vestuário, logística, comércio e serviços, que continuam a atrair novos empreendedores. Além disso, iniciativas municipais de desburocratização e suporte ao empreendedorismo têm facilitado o processo de formalização e impulsionado novos negócios.
“O aumento na abertura de empresas não só demonstra confiança dos empresários na economia da cidade, como também contribui diretamente para a geração de empregos e aumento da renda local. Esse movimento estimula a cadeia produtiva, cria novas oportunidades e promove uma dinâmica virtuosa de crescimento, beneficiando diferentes setores do município”, ressalta.
“Vale ressaltar o perfil empreendedor da população apucaranense, que está sempre em busca de novas oportunidades de negócio, seja como forma de complementar renda, inovar ou atender demandas específicas do município”, assinala.
Escrito por Cindy Santos.
Deixe seu comentário sobre: "Região abriu mais de 1,5 mil novas empresas no 1º trimestre"