A proposta que visa garantir boa qualidade da água para consumo humano e controlar o saneamento rural teve boa aceitação das autoridades e lideranças presentes na reunião desta terça-feira (19), em Mauá da Serra (PR). O projeto “Mais Saúde no Campo” foi apresentado pelo médico veterinário André Romagnoli, da Secretaria de Estado da Saúde.
LEIA MAIS: Homem baleado no Sesi Maringá matou acadêmico com um punhal em 2019
Participaram do evento representantes de 28 municípios ligados ao Vale do Ivaí, incluindo secretários do Meio Ambiente e da Agricultura. Durante palestra ministrada por Romagnoli, foi apresentada a atual realidade na região, com situações irregulares na proteção de mananciais e nascentes, além de instalações sanitárias inadequadas.
O projeto tem o apoio do secretário da Saúde, Beto Preto, que admite a possibilidade desta iniciativa ser encampada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mediante parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), além das prefeituras.
O objetivo é formatar um programa com a atuação de técnicos da saúde e do meio ambiente junto aos produtores rurais, principalmente da agricultura familiar. O foco é orientar todos sobre os cuidados indispensáveis para manter a qualidade da água e adotar medias para o saneamento rural.
“O projeto Mais Saúde no Campo vem ganhando adesão dos municípios e, com o apoio das prefeituras, podemos viabilizar ações de fácil manejo para proteção de rios, ribeirões e nascentes, além de cuidados necessários com as instalações sanitárias”, avalia André Romagnoli, reiterando o apoio do secretário Beto Preto.
O evento em Mauá da Serra teve a presença do prefeito Givanildo Lopes, que saudou os participantes na abertura, ao lado da coordenadora do Território do Vale o Ivaí e chefe do Núcleo Regional da Seab, em Ivaiporã, Vitória Maria Monte Negro Holznann.
“Tivemos a oportunidade de acompanhar importantes palestras sobre o projeto Mais Saúde no Campo, Energia Solar e uma série de programas do Governo Federal, que podem contribuir com a agricultura familiar”, pontuou Vitória Maria Monte Negro.
O evento também contou com palestras da superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Leila Aubrift Klenk; e da presidente do Instituto Monte Sinai, Soraya Christofoli.
Deixe seu comentário sobre: "Projeto “Mais Saúde no Campo” ganha adesão no Vale do Ivaí"