Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
ALERTA

Procura pela vacina bivalente contra covid-19 é baixa na região

Apenas 35% das doses distribuídas pela 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, foram aplicadas até agora; Saúde faz Dia D de vacinação neste sábado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Procura pela vacina bivalente contra covid-19 é baixa na região
AutorSão quatro locais de vacinação que atendem de segunda a sexta e também aos finais de semana - Foto: Arquivo/TNOnline

A procura pela vacina bivalente contra a covid-19 é baixa na 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana. Das 47.340 doses distribuídas aos 17 municípios de abrangência do órgão, apenas 16.707 foram aplicadas até o início da tarde desta quinta-feira (13), o que representa 35% do total. Os dados da imunização são da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

A vacina bivalente protege contra a cepa original do vírus Sars-CoV-2 e das variantes da Ômicron – predominante no mundo. Conforme a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), essa vacina é indicada como dose de reforço e deve ser aplicada após o intervalo de quatro meses da conclusão do esquema vacinal primário (primeira e segunda doses).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Dia D de Vacinação: 14 UBSs de Apucarana abrem neste sábado

Inicialmente, grupos prioritários estão sendo contemplados com a vacina bivalente: idosos acima de 60 anos; pessoas com 12 anos ou mais moradoras de instituições de longa permanência (ILP) e trabalhadores destas instituições; imunocomprometidos e pessoas com deficiência a partir de 12 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

O chefe da 16ª Regional de Saúde Apucarana, Marcos Costa, afirma que a procura pela vacina bivalente está abaixo do esperado na região, o que gera preocupação. “Essa imunização é muito importante, porque protege das principais cepas em circulação”, pontua. Segundo ele, a vacinação, comprovadamente, foi fundamental para a redução dos internamentos e mortes provocadas pela covid-19.

publicidade

Marcos Costa afirma que as pessoas terão uma oportunidade de atualizar a vacinação neste sábado (15), quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) realiza o Dia D de vacinação. Além da vacina bivalente para os grupos prioritários, as unidades básicas de saúde (UBS’s) dos 17 municípios da região foram convocadas a abrir em horário especial para vacinar a população com todos os imunizantes previstos na carteira de vacinação, incluindo contra Influenza (gripe) para os grupos prioritários e a vacina monovalente da covid-19.

Em Apucarana, 14 UBS’s vão funcionar neste sábado das 8h às 16h30. O prefeito Junior da Femac (PSD) destaca a importância vacinação na proteção para um grande número de doenças. “Conclamo a todos para aproveitar essa oportunidade, garantindo mais esse cuidado com a saúde”, disse.

Por Fernando Klein

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline