Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
REGIÃO

Prefeituras promovem mobilização por mais recursos na segunda (28)

Manifestações incluem encontros com parlamentares, com governo estadual e ações em cada cidade do Paraná

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeituras promovem mobilização por mais recursos na segunda (28)
Autor Foto: Reprodução

Prefeituras da região, do Paraná e de outros estados iniciam nesta segunda-feira (28) movimento com a intenção de sensibilizar e chamar a atenção dos governos federal e estadual e do Congresso Nacional para a difícil situação financeira dos municípios. Neste movimento denominado “Sem repasse justo não dá”, prefeitos reclamam da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de retenção de recursos de emendas parlamentares impositivas por parte do governo federal, entre outras situações adversas.

No caso do Paraná, estão previstas nesta segunda e terça-feira, em Curitiba, reuniões dos prefeitos com as bancadas de deputados federais e estaduais para discussão do problema e apresentação de reivindicações do municipalismo. Na quarta-feira, todos os gestores públicos promoverão manifestações individuais em seus municípios, porém sem fechamento das prefeituras, para chamar a atenção da comunidade para o problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Prefeitura de Cambira antecipa primeira parcela do 13º salário

De acordo com o prefeito de Arapongas e vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Sérgio Onofre da Silva (PSC), também está prevista uma audiência no Governo do Estado, porém na outra segunda-feira (dia 4 de setembro). Até lá, a AMP pretende ter um diagnóstico completo da situação dos municípios para levar ao conhecimento do governador. “Não adianta nada chegar numa audiência com o governador sem ter algo concreto para apresentar”, diz Onofre.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, por sua vez, assegura que “a intenção do movimento é tornar público que houve queda nos repasses de recursos, mas as prefeituras querem continuar atendendo a população da melhor forma possível”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O que os prefeitos estão buscando é que essa crise não afete os serviços básicos e a folha de pagamento do funcionalismo. O que queremos é manter um serviço de qualidade e cada vez evoluindo mais. Então, todos os prefeitos e prefeitas da Amuvi estão juntos para que um possa ajudar o outro no fortalecimento de nossos objetivos”, declara Lauro Junior.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 52% das prefeituras do Paraná tiveram déficit em suas receitas e despesas no primeiro semestre deste ano. No primeiro repasse de julho, o FPM caiu 34% em relação a igual período do ao passado. No primeiro repasse de agosto caiu mais 20%.

O mesmo cenário ocorre em relação ao ICMS. Segundo o Consefaz (Conselho dos Secretários Estaduais da Fazenda), a queda estimada nas receitas das prefeituras brasileiras foi de R$ 100 bilhões apenas em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por, Edison Costa

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline