Prefeitura de Rosário do Ivaí vai incentivar produção de frisante
Em entrevista, prefeito Ilton Kuroda também destaca plano de capacitação de produtores
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O prefeito de Rosário do Ivaí Ilton Shiguemi Kuroda (PSD) é o entrevistado da semana do quadro “De Olho na Cidade”. Em seu segundo mandato a frente do município, Kuroda destaca os investimentos realizados desde o primeiro mandato e revela uma novidade: a Capital da Uva Niágara, como é conhecida a cidade de Rosário do Ivaí, deve iniciar a produção de seu próprio frisante, feito à base da fruta.
De acordo com Kuroda, o investimento em capacitação técnica
dos produtores é de extrema importância, haja visto o potencial econômica da
produção rural de Rosário do Ivaí. Por essa razão, a prefeitura está preparando
a 1ª Agrotec – evento de capacitação sobre fruticultura em geral e
bovinocultura de leite – que será realizado de 31 de maio a 01 de junho.
“Rosário tem hoje cerca de 830 produtores, no Vale do Ivaí, na nossa região, é o município com o maior número de produtores. Essa Agrotec vem para que nossos agricultores familiares venham agregar mais conhecimento, gerando mais oportunidades no campo e valor nos seus produtos”, considerou o prefeito.
Aliado a Agrotec, a prefeitura de Rosário do Ivaí também prepara uma visita técnica de produtores de Uva Niágara para algumas regiões de São Paulo, principalmente São Roque, onde eles devem conhecer a produção do vinho frisante.
“Queremos levar esse conhecimento para a nossa cidade e fazer esse frisante em Rosário, com a fruta produzida em nosso município. Devemos fazer essa visita técnica logo após a Agrotec e assim que possível, começar nossa produção. Nossa expectativa é fazer o lançamento da nossa bebida em dezembro deste ano, durante a Festa da Uva”, revelou.
Kuroda aproveitou para destacar obras importantes realizadas
desde o seu primeiro mandato à frente da prefeitura de Rosário do Ivaí. Ele
falou sobre a ponte ligando o município a Ortigueira, que trouxe mais
desenvolvimento para a cidade.
“Essa ponte era um sonho antigo da população. Nossa cooperativa Cocari estava a ponto de sair da cidade, e com a construção da ponte, produtores de soja e milho de Ortigueira passaram a entregar sua produção ali, gerando investimentos e trazendo benefícios a todos. Além disso, a ponte se tornou atração turística em Rosário, aos fins de semana, centenas de pessoas se reúnem no local para aproveitar a prainha artificial”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito, a pavimentação asfáltica é uma das prioridades dessa gestão.
“Estamos trabalhando para a pavimentação asfáltica do distrito de Campineiro do Sul até Rosário do Ivaí. São 18 Km de pavimentação, parte com recursos próprios e parte com recursos do governo do estado. Além disso, já temos recursos de R$ 5 milhões do governo do estado encaminhados para pavimentação da área urbana”, detalhou Kuroda.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline