Prefeitura de Jardim Alegre realiza primeira feira Vale do Leite
Feira Vale do Leite destaca inovação, manejo e produção no Vale do Ivaí.

A Prefeitura de Jardim Alegre realizou nesta sexta-feira (22) a primeira edição da feira de negócios e dia de campo Vale do Leite. O evento contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Seab e do IDR-Paraná. Produtores, técnicos e empresas do setor participaram da programação, voltada à inovação e capacitação na pecuária leiteira.
As atividades começaram às 9 horas e abordaram manejo, tecnologias e estratégias para aumentar a produção. Além das palestras, houve também visitas aos estandes, troca de experiências entre produtores e apresentação de soluções práticas para as propriedades. (veja fotos abaixo)
- LEIA MAIS: Dois lotes da vacina Excell 10 podem ter matado quase 200 animais
A bacia leiteira do Núcleo Regional de Ivaiporã, formada por 15 municípios do Vale do Ivaí, produziu 47,6 milhões de litros de leite em 2024. O Valor Bruto da Produção (VBP) chegou a R$ 114,26 milhões, segundo o Deral. A produção é majoritariamente familiar, garantindo renda para milhares de famílias.
A chefe do Núcleo Regional da Seab em Ivaiporã, veterinária Vitória Montenegro Holzmann, destacou a evolução da região. “Essa bacia tem crescido muito. Hoje temos produtores com três ordenhas, melhor qualidade do leite e produtividade elevada. Essa feira é excelente porque mostra tecnologias, manejo, equipamentos e formas de comercialização. É uma iniciativa que abre caminho para eventos maiores, como a Expovale”, afirmou Vitória que também parabenizou a Prefeitura e a secretária municipal pela iniciativa.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O produtor de Jardim Alegre Leandro Martins dos Santos, da região da Balsa do Marolo, disse que a feira é uma revolução. “Isso traz conhecimento, divulga o município e mostra o que há de melhor. É muito importante trocar experiência e aprender com outros produtores”, afirmou. Leandro mantém 40 vacas girolando, que produzem cerca de 600 litros por dia, com média de 15 litros por animal.
Wellington Eduardo de Andrade, também da região da Balsa do Marolo, destacou a satisfação em participar. “Fico feliz em aprender mais e ver como a pecuária leiteira está se desenvolvendo na região”, disse. Seu rebanho de 23 vacas girolando e jersey produz 420 litros por dia.
O prefeito Moisés Santos afirmou que o evento marca um avanço para a região. “É o primeiro de muitos. Quero agradecer ao governador Ratinho Jr., aos deputados, prefeitos, secretários e produtores que prestigiaram. Um dia maravilhoso para o nosso município e para o Vale do Ivaí”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, destacou o trabalho dos produtores e do governo estadual. “O Paraná cresce porque o campo trabalha todos os dias. O governador Ratinho Junior apoia ações que fortalecem a pecuária e agricultura. Estar aqui é ouvir os produtores e mostrar apoio do governo”, afirmou.
O deputado federal Sérgio Souza ressaltou a importância de diversificar a economia rural. “O Vale do Ivaí é dominado por grãos. Incentivar a pecuária com novas tecnologias cria nova fonte de renda. Eventos como este ajudam nessa transformação”, disse.
Também participaram o deputado estadual e secretário do Trabalho, Do Carmo, o deputado estadual Tercílio Turini, o prefeito de Godoy Moreira e presidente da Amuvi, Primis de Oliveira, e diversos prefeitos da Região. O vice-prefeito de Jardim Alegre, José Carlos Barbosa, Norberto Roling presidente do legislativo municipal, dentre outros vereadores, chefes de núcleos regionais e secretários municipais.