Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
OBRAS PÚBLICA

Prefeitura de Ivaiporã investe R$1.2 mi em ciclovias e ciclofaixas

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a bike estimula hábitos saudáveis.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A prática do ciclismo cresceu em Ivaiporã e consequentemente aumentou a necessidade de mais segurança para quem utiliza a bike como hobby ou como meio de transporte econômico e prático. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a bike estimula hábitos saudáveis.

- LEIA MAIS: Obras avançam e capacidade de reservação vai dobrar em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

E, pensando na segurança, a Prefeitura de Ivaiporã cumpre a meta 109 do plano de governo referente ao aprimoramento da acessibilidade e mobilidade urbana, investindo em ciclovias no canteiro da Avenida Brasil (1,4 km entre a Fatec e a Praça Manoel Teodoro da Rocha, que engloba a Fase I do Centro Novo) e no Parque Jardim Botânico (950 metros com 3 metros de largura) e em ciclofaixas na Estrada Ouro Verde (12 km nos 2 lados da via), Vila Nova Porã (810 metros) e na Avenida Ladislao Gil Fernandez (2 km) – totalizando 17,16 km e R$1.284.359,49 em investimentos.

A ciclofaixa é um espaço demarcado na própria pista, enquanto a ciclovia é um espaço definido do tráfego dos demais veículos.

Qualidade de vida

publicidade

De Cascavel para Ivaiporã. Há 30 dias, Darlan Dulnik passou a residir em Ivaiporã, onde pratica ciclismo. “Os investimentos em ciclofaixas e ciclovias feitos pela Prefeitura de Ivaiporã melhoram a qualidade de vida da população e estimulam a prática esportiva. Ponto para Prefeitura! Acho show de bola!”, reagiu o ciclista.

Darlan Dulnik estava com o amigo Luiz Carlos de Moraes Filho, que passou a pedalar há uma semana – o suficiente para descobrir os benefícios do pedal. “As ciclofaixas na Avenida Ladislao Gil Fernandez, onde fiz pedal 5 vezes, ficaram muito bem sinalizadas e bem pintadas. Inclusive os motoristas diminuem a velocidade e se afastam dos ciclistas quando se aproximam das pistas”, observou Luiz Filho.

Girinho MTB

publicidade

Aos sábados e domingos, o grupo de ciclistas Girinho MTB se encontra na Praça Mário Moreira Bonfim para fazer um longão – pedal longo. No sábado, dia 26 de novembro, o grupo saiu da cidade pela ciclofaixa da Estrada do Ouro Verde, por onde passam frequentemente, para percorrer 70 km de bike.

Joãozito Oliveira da Silva (Baiano), que integra o grupo Girinho MTB, disse que os investimentos feitos pela Prefeitura em ciclofaixa e ciclovia incentivam a prática do ciclismo e impõem aos motoristas mais respeito aos ciclistas. Há 15 dias, Baiano participou do Desafio MTB Sertão XCM 2022 e se classificou em 2º lugar na categoria Bike Sport – resultado de muitos treinos.

“As ciclofaixas na Estrada Ouro Verde ficaram muito boas. Às vezes, nos deparamos com sujeiras quando passamos para pedalar na terra. Mas a galera do speed fura muito pneu. Por isso, pedimos à Prefeitura para manter as pistas limpas. Quanto às pistas na Avenida Ladislao Gil Fernandez ficaram muito boas e dá para fazer um bom treino”, afirmou Divonsir Ramos, que também faz parte do grupo Girinho MTB.

publicidade

A cada 15 dias, a empresa Campos Verdes fará a manutenção da limpeza na ciclofaixa da Estrada do Ouro Verde.

No que se refere à ciclovia no canteiro da Avenida Brasil o ciclista Divonsir Ramos disse que será muito útil para quem se locomoverá a trabalho ou se deslocará entre o centro e a Vila Nova Porã.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline