Prefeito Pedro Taborda assume presidência da Amuvi
Posse ocorreu nesta quinta-feira em Rio Branco do Ivaí reunindo prefeitos e representantes dos municípios que pertecem à enidade
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB), assumiu oficialmente nesta quinta-feira (29) a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que é formada por 26 municípios da região. A transmissão do cargo consolida um acordo de união firmado há um ano entre os prefeitos da região para garantir a alternância do comando da entidade.
-LEIA MAIS: Ratinho Junior anuncia pacote de investimentos milionário para Apucarana nesta sexta
O evento contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades que compõem a Amuvi. Também prestigiaram a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD), e dos secretários de Desenvolvimento Social, Rogério Carboni, de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, e do Trabalho, Paulo do Carmo.
O novo presidente da Amuvi, Pedro Taborda, que soma quatro mandatos de prefeito em Rio Branco do Ivaí, reafirmou que o tom de sua gestão será de continuidade ao trabalho realizado pelo antecessor. "Quero agradecer primeiramente a Deus e aos companheiros, ao prefeito Primis. Foi de comum acordo para manter a paz e a união da Amuvi. Vamos continuar trabalhando juntos. Ninguém faz nada sozinho, nenhuma cidade se desenvolve sozinha. Precisamos da Assembleia Legislativa e dos secretários", declarou Taborda.
Ele afirmou que a Amuvi vive um novo momento. "Estamos na região central do Estado e éramos, até pouco tempo atrás, esquecidos. Agora, a Amuvi está tendo destaque através de prefeitos e prefeitas que atuaram pela união do Vale", disse.
O presidente que deixa o cargo, Primis de Oliveira, de Godoy Moreira, encerra o ciclo com um balanço positivo de aproximação com o Governo do Estado. "Conseguimos trazer mais de 10 secretários de Estado aqui na Amuvi. Isso é histórico, nunca aconteceu antes. Eles vieram orientar nossa equipe, os novos prefeitos e liberar recursos", celebrou Primis, citando ainda o apoio a eventos como a feira "Riquezas do Vale" e intercâmbios técnicos para produtores de café.
Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, elogiou o trabalho desenvolvido pela associação. "Quero parabenizar o Primis pela grande gestão à frente da Amuvi. O prefeito de Godoy Moreira teve uma participação importante fazendo muito bem essa relação dos municípios do Vale com o Governo do Estado. Não tenho dúvida nenhuma que a Amuvi continua em boas mãos, porque o prefeito Pedro Taborda tem muita experiência. A presença do Taborda representa a continuidade desse bom relacionamento. O Vale do Ivaí está passando pela maior transformação da sua história", disse, destacando os investimentos do governo estadual na região nos últimos anos.
Rogério Carboni, secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, desejou sorte ao novo presidente. "É uma região que precisa da força do governo e o governo está presente junto com os municípios, mostrando por que veio."
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), destacou que a posse de Taborda é fruto de um consenso. "Há um ano, nós fizemos esse combinado de que o Primis faria o primeiro ano e depois o Taborda. Eu abri mão de disputar, o prefeito Carlos Gil (Ivaiporã), o prefeito Fábio Hidek (São João do Ivaí), todos abriram mão pelo consenso, porque onde tem paz, tem prosperidade", afirmou Mota.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline