Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Plantio de soja na região de Ivaiporã atinge 80% da área programada

Da área plantada até agora 60% em fase de desenvolvimento e 40% em fase de germinação

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Plantio de soja na região de Ivaiporã atinge 80% da área programada
AutorPlantio de soja na região de Ivaiporã atinge 80% da área programada - Foto: TN Online

O núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) de Ivaiporã, que atende 15 municípios, monitora de perto o plantio da soja. Apesar da seca prolongada até o mês agosto, as chuvas de setembro ajudaram na antecipação do plantio das sementes, o que pode favorecer o plantio do milho safrinha em fevereiro.

Sérgio Carlos Empinotti, agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), explicou que o plantio começou antes do esperado, com as primeiras sementes lançadas no solo em meados de setembro. Neste ano a expectativa é de que a área plantada de soja seja de 185 mil hectares, no ano passo o grão foi semeado em 175,63 ha.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Cidades da região recebem recursos para minimizar impactos da estiagem

Chuvas pontuais nos dias 14, 15 e 20 de setembro, somando 67 milímetros, deram as condições mínimas para a germinação, e, até o final do mês, 10% da área programada já estava cultivada. Em outubro os produtores trabalharam a todo vapor e o plantio chegou a 80% da área prevista. Da área plantada até agora 60% em fase de desenvolvimento e 40% em fase de germinação.

“A antecipação no plantio deve-se ao interesse em cultivar uma segunda safra de milho (safrinha), que ajuda a melhorar o solo e aumentar a renda, principalmente após uma colheita desfavorável de soja no último ciclo”, explica Empinotti. Na última safra devido a estiagem os produtores da região colheram em média 110 sacas por alqueire, a média histórica da regional é de 141 sacas por alqueire. O planejamento é que até dia 15 de novembro todas as áreas de soja sejam plantadas.

publicidade

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

O mercado da soja apresenta um cenário mais favorável para os produtores nesta safra. “O preço da soja está subindo lentamente devido à pressão de compra no mercado interno e externo”, comenta Empinotti. Segundo ele, o mercado consumidor tem sido mais demandado, principalmente porque, nos últimos anos, houve uma forte exportação e as indústrias nacionais não se abasteceram. “Agora, elas precisam de mais soja, e estão pagando um pouco mais, o que eleva também o preço do óleo e do farelo”, explica.

Nesta sexta-feira (1º), a saca de soja de 60 quilos na região estava cotada à R$ 134,40. “É possível que esse valor suba um pouco mais, embora não se espere uma grande elevação. A pressão da demanda e a alta do dólar estão sustentando esse patamar”, observa Empinotti.

publicidade

Milho safrinha

A previsão é que o plantio de milho safrinha comece em fevereiro, quando cerca de metade da área de soja já estará colhida. O agrônomo ressalta que essa organização amplia a segurança econômica dos produtores.

“Os agricultores precisam plantar no prazo recomendado para garantir a cobertura do seguro. Caso contrário, eles ficam vulneráveis ??aos imprevistos climáticos”, alerta Empinotti. Para a próxima temporada, espera-se um aumento de pelo menos 10% na área plantada com milho, passando de 109 mil para 120 mil hectares.

publicidade



							Plantio de soja na região de Ivaiporã atinge 80% da área programada
AutorPlantio de soja na região de Ivaiporã atinge 80% da área programada - Foto: TN Online

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline