Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
PLANTANDO FRUTAS

Novo Itacolomi cadastra interessados em receber mudas frutíferas

Programa da Prefeitura que incentiva cultivo urbano e rural vai distribuir mudas de lichia neste ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Secretaria de Meio Ambiente de Novo Itacolomi abre nesta quarta-feira (16) a as inscrições para moradores interessados em receber mudas frutíferas do programa Ita Plant Fruit – Desembrulhar menos, descascar mais. A iniciativa é voltada para população urbana e rural do município e tem por objetivo estimular o consumo de alimentos naturais além de incentivar o uso de práticas orgânicas para o desenvolvimento da planta.

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, lembra que a alimentação saudável é um direito fundamental. “Poder contribuir neste processo é motivo de satisfação. A cada ano será trabalhada uma frutífera diferente. Em 2022, foram fornecidas mudas de caqui Fuyu e Kyoto e este ano a fruta escolhida será a lichia”, destaca.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico da prefeitura ou pessoalmente no Paço Municipal.

LEIA MAIS: Motorista de acidente com ônibus da Apae é indiciado por homicídio culposo

Para receber as mudas, é preciso atender alguns critérios de participação. Para população de área urbana, é obrigatória a participação na coleta seletiva de resíduos recicláveis. Já para moradores da zona rural, havendo nascentes na propriedade, elas devem estar protegidas por vegetação.

publicidade

A gestora municipal de Meio Ambiente, Angélica Favorito, esclarece que além dos benefícios já citados, o Projeto Ita Plant Fruit visa a sensibilização sobre a importância socioambiental em cultivar árvores frutíferas no quintal e o fortalecimento da educação ambiental não formal. Segundo ela, nos critérios de seleção e classificação dos beneficiários, estão inclusas práticas tais como: uso de energias renováveis, compostagem de fração orgânica de resíduos domésticos e práticas de cultivo orgânica de produção agrícola.

Além de frutíferas, a Prefeitura também vai fornecer gratuitamente mudas nativas para reflorestamento de áreas rurais para conservação e ou recuperação de nascente de rios ou córregos; mata ciliar e áreas de reserva legal. Inscrições pelo site ou pessoalmente na prefeitura municipal.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline