MAIS LIDAS
VER TODOS

CONSULTA PÚBLICA

Nove escolas da região vão decidir sobre modelo cívico-militar

Colégios estaduais pertencem aos municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira, Ivaiporã e São João do Ivaí

Da Redação

·
Edital da Seed traz 127 escolas que participarão da consulta pública
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO/AEN
Edital da Seed traz 127 escolas que participarão da consulta pública
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.11.2023, 15:59:34 Editado em 13.11.2023, 16:08:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nove colégios da rede estadual pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Apucarana e Ivaiporã vão decidir ainda este mês se aderem ou não ao modelo cívico-militar. Edital lançado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) traz 127 escolas que participarão da consulta pública, abrangendo aproximadamente 80 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na região, as escolas listadas pertencem aos municípios de Apucarana (4), Arapongas (2), Cambira (1), Ivaiporã (1) e São João do Ivaí (1). Confira a lista no fim da reportagem.

continua após publicidade

No Núcleo Regional de Educação de Apucarana (NRE) as sete escolas elencadas abrangem aproximadamente 5 mil alunos. De acordo com o chefe do NRE, Vladmir da Silva, as instituições de ensino foram escolhidas por fatores relacionados ao efetivo policial disponível e também ao interesse do corpo diretivo das escolas. “Em Apucarana temos um número grande de policiais militares e por isso há essa possibilidade de ter um número maior de escolas cívico-militares", reforça. O município já conta com quatro escolas nessa modalidade: Tadashi Enomoto, José Canale, Carlos Massaretto e Heitor Furtado.

- LEIA MAIS: Educação do PR abre consulta pública sobre modelo cívico-militar

continua após publicidade

A consulta pública será realizada nas próprias escolas entre os dias 28 e 29 de novembro, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.

Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola. Votará somente um responsável por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante. O resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.

"O modelo dos colégios cívico-militares proporciona a ampliação do aprendizado devido à maior quantidade de aulas que é oferecida aos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda. “O processo aprimora a qualidade do ensino com aulas adicionais de português, matemática e da unidade curricular exclusiva de cidadania e civismo, que proporciona conhecimento das leis, da Constituição Federal, além do papel dos três poderes, e de valores como ética, respeito e cidadania", afirma o secretário.

continua após publicidade

MODELO CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.

Com a implantação do Programa Colégio Cívico-Miliar do Paraná, em 2021, o Estado atingiu o número de 194 colégios funcionando nesta modalidade com o modelo estadual. Há ainda 12 escolas cívico-militares com o modelo do programa nacional, que por decisão do governo federal será descontinuado em 2024. Essas 12 escolas deverão passar à gestão do Estado. Somando as cívico-militares do modelo estadual e modelo nacional, são aproximadamente 121 mil alunos matriculados.

continua após publicidade

Instituídas a partir da demanda de comunidades de colégios em regiões com alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, as escolas cívico-militares somente podem funcionar em municípios que contém com menos duas escolas estaduais na área urbana.

Consulta pública na região:
Apucarana
Alberto Santos Dumont
José de Anchieta
Osmar Guaracy Freire
Polivalente
Arapongas
Antônio Racanello Sampaio
Irondi Mantovani Pugliesi
Cambira
Rosa Delúcia Calsavara
Ivaiporã
Antônio Diniz Pereira
São João do Ivaí
José de Mattos Leão
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Nove escolas da região vão decidir sobre modelo cívico-militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!