Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
PESQUISA

Municípios da região são destaque em gestão turística no Paraná

Pesquisa de Gestão Turística Municipal do Paraná 2025 aponta algo engajamento em Apucarana, Lunardelli e Marilândia do Sul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Municípios da região são destaque em gestão turística no Paraná
AutorFoto: tnonline

A gestão turística desenvolvida em Apucarana, Lunardelli e Marilândia do Sul está entre as mais organizadas do Paraná. É o que aponta a Pesquisa de Gestão Turística Municipal do Paraná 2025, divulgada nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu). O estudo, que avaliou 311 municípios, destaca a região do Vale do Ivaí por seu sólido comprometimento institucional e pelas perspectivas otimistas para o desenvolvimento do setor.

- LEIA MAIS: Apucarana lança concurso de vitrines natalinas com premiação de R$ 10 mil

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme a pesquisa, os três municípios apresentam diversidade turística além de uma boa gestão. Apucarana, por exemplo, é um polo de turismo religioso com o único santuário do mundo dedicado a São José, com a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, Parque Santo Expedito e o Parque da Redenção, localizado no roteiro de turismo rural e religioso Estrada Bela. O município também oferece belezas naturais como o Lago Jaboti, Parque da Raposa, e atrações culturais como o Museu do Café.

Reconhecida como a Capital Paranaense da Fé, Lunardelli atrai milhares de fiéis com o Santuário e a Gruta de Santa Rita, além de ser um destino de ecoturismo com trilhas e cachoeiras nas Reservas Mata Suíça I e II e turismo rural no Recanto Serra Azul.

Já Marilândia do Sul se destaca como um ponto histórico com o Castelo Eldorado, uma imponente construção em estilo medieval inspirada no Castelo de Wartburg na Alemanha, que complementa o roteiro regional.

publicidade

O estudo revela que os municípios estão entre os 82,3% que possuem Conselhos Municipais de Turismo e 70,7% contam com Órgãos Municipais de Turismo, demonstrando uma base institucional ativa para a tomada de decisões. Além do Vale do Ivaí, o estudo aponta regiões como Rotas do Pinhão (Curitiba e parte da RMC), Sul do Paraná (Irati, Porto Vitória, Pinhão), Litoral do Paraná apresentam os melhores índices de organização, exemplificando a eficiência na articulação local.

O planejamento estratégico também se mostra avançado. A pesquisa aponta que 62,4% dos municípios já dispõem de lei específica de turismo e 52,7% integram o turismo em seus Planos Diretores, alinhando o setor às políticas urbanas e de desenvolvimento. Adicionalmente, 50,8% dos municípios possuem Planos de Ações para o Turismo, direcionando os esforços de forma organizada.

A integração regional é outro fator impulsionador. A pesquisa mostra que 72,3% dos municípios participam ativamente das Instâncias de Governança Regional (IGRs), promovendo a cooperação. Em regiões como Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (no Oeste do Estado), Litoral do Paraná e Terra dos Pinheirais (Mallet, Prudentópolis, Guarapuava, Paula Freitas, Teixeira Soares e Rio Azul) a participação atinge 100%, evidenciando um modelo robusto de colaboração.

publicidade

As expectativas para 2026 refletem essa dinâmica positiva: 35,4% dos municípios preveem um cenário “excelente” e 49,2% esperam um cenário "bom" para o turismo, somando 84,6% de otimismo. O Vale do Ivaí, Norte do Paraná, Encantos dos Ipês e Entre Matas, Morros e Rios se destacam por sua alta capacidade percebida de atender à demanda turística.

A pesquisa valida um ambiente de gestão turística cada vez mais estruturado e otimista, analisa o secretário estadual Leonaldo Paranhos. "A expressiva adesão dos municípios à pesquisa reafirma o comprometimento de cada localidade com o desenvolvimento da atividade", diz. “É um claro indicativo de que estamos construindo uma gestão colaborativa e estratégica, visando consolidar o Paraná como um destino de referência. O otimismo que vemos para 2026 é um reflexo do trabalho conjunto e do reconhecimento do vasto potencial que o nosso Estado possui."

A estatística do setor de pesquisa da Setu, Gilce Zelinda Battistuz, ressalta a qualidade da gestão evidenciada pelos dados. "Os resultados demonstram a maturidade na governança e o alto grau de organização dos municípios, com Conselhos e Órgãos Municipais atuantes na promoção e gestão do turismo”, afirma. “A valorização da pesquisa como ferramenta essencial para a tomada de decisões, expressa por quase 100% dos gestores, é um indicador promissor que fortalece a cultura de dados e inteligência no setor".

publicidade

A contribuição do turismo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) também é reconhecida: 71,7% dos gestores veem o turismo contribuindo para o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 51,4% para o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), sublinhando o papel social e econômico do setor.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline