Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
MAUS-TRATOS

Morte de cão Serelepe arremessado contra parede causa revolta em Jandaia do Sul (PR)

Autor disse à PM que surtou pois não encontrou seus óculos; animal foi encontrado em meio a área de mata

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Morte de cão Serelepe arremessado contra parede causa revolta em Jandaia do Sul (PR)
Autor PM foi chamada e encaminhou autor à delegacia - Foto: reproduçao

Um caso de maus-tratos que resultou na morte de um cão, conhecido como Serelepe, mobilizou a Polícia Militar (PM) na manhã desta sexta-feira (30), em Jandaia do Sul, no norte do Paraná. A ocorrência foi registrada em uma propriedade rural localizada na Estrada São João, após uma denúncia anônima.

- LEIA MAIS: Homem é preso por suspeita de matar cachorro enforcado no Paraná

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia foi acionada para verificar a morte de um animal doméstico. No local, uma testemunha relatou aos policiais que a família havia passado a noite na casa de parentes. Ao retornar para a residência, a mulher notou a ausência do cachorro e questionou o responsável, que estava sozinho no imóvel.

O homem confessou ter tido um surto motivado pela perda de seus óculos. Durante o episódio, ele agarrou o animal e o arremessou violentamente contra a parede, causando a morte imediata do cão. Aos policiais, o autor demonstrou arrependimento, mas confirmou a agressão.

A equipe constatou que o homem apresenta distúrbios mentais, frequenta a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e faz uso contínuo de medicação controlada. Devido à gravidade do ocorrido, o envolvido e a testemunha foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repercussão

A morte de Serelepe gerou grande indignação na comunidade e nas redes sociais. O deputado estadual Delegado Jacovos (PL) utilizou seus canais oficiais para publicar uma nota de repúdio sobre o caso. O parlamentar lamentou a brutalidade do ato e reforçou a necessidade de justiça e proteção aos animais, destacando que situações como esta não podem passar impunes, independentemente das circunstâncias.

O advogado Beny Balabram destaca que o caso possui várias camadas de responsabilidade que vão além do agressor. Segundo o especialista, o uso de medicamentos controlados não justifica, por si só, tamanha crueldade. "É preciso que um médico especialista apure se o agressor tinha consciência do que estava fazendo. Se há uma desconexão com a realidade, essa pessoa dificilmente pode viver em sociedade sem acompanhamento em clínica especial", explica.

Balabram também levanta questionamentos sobre a omissão de terceiros. "A família sabia do potencial agressivo e das agressões que já vinham acontecendo? Se sabiam, têm a responsabilidade de retirar os animais daquela situação. Da mesma forma, entramos na seara do poder público. Se órgãos de proteção foram notificados e permaneceram inertes, existe a responsabilidade administrativa e política por essa omissão", afirma o advogado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista conclui que o processo agora deve apurar até onde a conduta da família foi permissiva e até onde as políticas públicas falharam. O envolvido e a testemunha foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, e o caso segue sob investigação.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline