Morre o ex-deputado federal do Paraná Odílio Balbinotti aos 84 anos
Balbinotti, que tinha base eleitoral no Vale do Ivaí, foi deputado por cinco mandatos consecutivos; ele sofria de Alzheimer há alguns anos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Morreu na noite desta quarta-feira (04), em Rondonópolis (MT), o agropecuarista e ex-deputado federal Odílio Balbinotti, aos 84 anos. Ele sofria da doença de Alzheimer há alguns anos e seu estado de saúde agravou-se recentemente, com início de falência múltipla de órgãos, sendo tratado em sua residência.
📰 LEIA MAIS: Tornado atinge o Paraná e deixa rastro de destruição em São José dos Pinhais
Gaúcho de Gaurama, Balbinotti iniciou a vida pública em Barbosa Ferraz (PR), onde foi vereador, presidente da Câmara e prefeito por dois mandatos. Em 1992, transferiu seu domicílio eleitoral para Maringá e, no mesmo ano, concorreu à prefeitura da cidade pelo PDC, ficando em segundo lugar em uma disputa com oito candidatos – ficou conhecido pela campanha popular, com shows nos bairros e pelo apelido “Pé Vermelho”.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Eleito deputado federal pela primeira vez em 1994, pelo PDT, Balbinotti cumpriu mandatos sucessivos até 2015, filiando-se posteriormente a PSDB, PTB e MDB. Atuou principalmente na Comissão de Agricultura, onde foi vice-presidente, e viabilizou recursos para diversas obras no Paraná. Em 2007, foi cotado para o Ministério da Agricultura no governo Lula, mas desistiu após o caso ganhar notoriedade na mídia devido a suspeitas sobre um empréstimo agrícola – investigação da qual foi posteriormente absolvido.
Fora da política, foi proprietário das Sementes Adriana, empresa que deu origem à Atto Sementes, hoje líder nacional em sementes de soba e milheto, atualmente comandada por seu filho. Também atuou no setor de comunicação, com emissoras de rádio no interior do Paraná.
Balbinotti era cidadão honorário de Maringá e Paranavaí, entre outras cidades. Nos últimos anos, residia em Mato Grosso devido a tratos de saúde.
O velório será realizado a partir das 6h30 desta quinta-feira (05) no Cemitério da Vila Aurora, em Rondonópolis (MT), com sepultamento previsto para as 16h.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline