Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
"PÉ VERMELHO"

Morre o ex-deputado federal do Paraná Odílio Balbinotti aos 84 anos

Balbinotti, que tinha base eleitoral no Vale do Ivaí, foi deputado por cinco mandatos consecutivos; ele sofria de Alzheimer há alguns anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Morre o ex-deputado federal do Paraná Odílio Balbinotti aos 84 anos
Autor Eleito deputado federal pela primeira vez em 1994, pelo PDT, Balbinotti cumpriu mandatos sucessivos até 2015, filiando-se posteriormente a PSDB, PTB e MDB - Foto: Reprodução

Morreu na noite desta quarta-feira (04), em Rondonópolis (MT), o agropecuarista e ex-deputado federal Odílio Balbinotti, aos 84 anos. Ele sofria da doença de Alzheimer há alguns anos e seu estado de saúde agravou-se recentemente, com início de falência múltipla de órgãos, sendo tratado em sua residência.

📰 LEIA MAIS: Tornado atinge o Paraná e deixa rastro de destruição em São José dos Pinhais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gaúcho de Gaurama, Balbinotti iniciou a vida pública em Barbosa Ferraz (PR), onde foi vereador, presidente da Câmara e prefeito por dois mandatos. Em 1992, transferiu seu domicílio eleitoral para Maringá e, no mesmo ano, concorreu à prefeitura da cidade pelo PDC, ficando em segundo lugar em uma disputa com oito candidatos – ficou conhecido pela campanha popular, com shows nos bairros e pelo apelido “Pé Vermelho”.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

Eleito deputado federal pela primeira vez em 1994, pelo PDT, Balbinotti cumpriu mandatos sucessivos até 2015, filiando-se posteriormente a PSDB, PTB e MDB. Atuou principalmente na Comissão de Agricultura, onde foi vice-presidente, e viabilizou recursos para diversas obras no Paraná. Em 2007, foi cotado para o Ministério da Agricultura no governo Lula, mas desistiu após o caso ganhar notoriedade na mídia devido a suspeitas sobre um empréstimo agrícola – investigação da qual foi posteriormente absolvido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora da política, foi proprietário das Sementes Adriana, empresa que deu origem à Atto Sementes, hoje líder nacional em sementes de soba e milheto, atualmente comandada por seu filho. Também atuou no setor de comunicação, com emissoras de rádio no interior do Paraná.

Balbinotti era cidadão honorário de Maringá e Paranavaí, entre outras cidades. Nos últimos anos, residia em Mato Grosso devido a tratos de saúde.

O velório será realizado a partir das 6h30 desta quinta-feira (05) no Cemitério da Vila Aurora, em Rondonópolis (MT), com sepultamento previsto para as 16h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline