Moradores da região relatam prejuízos após dias sem luz
Regiões rurais enfrentam dias de quedas constantes de energia, perda de produção e demora no atendimento da Copel após temporais
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Moradores da zona rural de Novo Itacolomi e Marilândia do Sul seguem enfrentando transtornos e prejuízos após vários dias de instabilidade no fornecimento de energia, consequência dos temporais que atingiram a região desde o último dia 7. Há relatos de quedas constantes, longos períodos sem luz e perdas de produção agrícola e alimentos.
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Leandro Corrêa, morador do bairro Marrecas, em Novo Itacolomi, conta que a energia voltou, mas de forma instável. “Estamos desde sexta-feira (7) com a energia voltando por duas, três horas e caindo de novo. A chave cai e ficamos sem nada”, relatou. Segundo ele, para evitar um prejuízo ainda maior, a família precisou manter um gerador ligado continuamente.
“Só de diesel já gastamos mais de mil reais desde sexta. Temos estufa de banana e quatro câmaras cheias. Se não tivéssemos gerador, eu não teria conseguido atender meus clientes nesta semana.”
Leandro criticou o atendimento da Copel após a terceirização. “Está uma verdadeira vergonha. Ligamos ontem (quinta-feira, 13), hoje de manhã de novo, e falaram que temos que esperar 48 horas para uma equipe vir. Antes, em quatro ou cinco horas eles resolviam”, afirmou. Ele conta que a chave responsável pelo problema fica às margens do asfalto e que diversos vizinhos e produtores estão sem energia.
“Estamos todos desesperados. Se agora está assim, imagina em dezembro e janeiro?”
A região enfrentou ainda mais dificuldades. Moradores do Pinheiro e Ponte Preta, segundo ele, ficaram sem energia desde sexta-feira (7). “Parecia filme. Gente levando freezer de carne para a cidade para não perder tudo. Outros perderam”, relatou.
Em Marilândia do Sul, a situação também foi crítica. Eliane Aparecida de Oliveira Rangel, moradora do bairro Carquejo, conta que a energia acabou na quarta-feira (12), por volta das 19h30, e voltou somente às 11h do dia seguinte. “Aí, às 13h, acabou de novo e só voltou na sexta, às 14h”, disse.
Segundo ela, alguns vizinhos ficaram sem luz desde sexta (7) até terça-feira (11). “Perdemos queijo, comida, carne. Liguei diversas vezes na Copel, mas não resolve. A luz volta e cai.”
Há relatos também de instabilidade e falta de energia no distrito de Nova Amoreira, em Marilândia do Sul, que causou prejuízos a diversos produtores rurais.
Nota da Copel
Em nota, a Copel informou que equipes de campo seguem trabalhando no atendimento de casos pontuais de falta de luz causados pelos temporais recentes em Apucarana e região. Nesta sexta-feira (14), 14 serviços de maior complexidade permanecem em execução, afetando 166 unidades consumidoras.
A companhia destacou que o período chuvoso tem provocado “danos severos” à rede elétrica no Norte do Paraná. Desde o dia 7, foram contabilizados 246 postes quebrados. Em temporais anteriores, registrados no Dia de Finados, outros 886 postes já haviam sido derrubados.
A Copel afirma que seguirá atuando até a normalização completa do fornecimento.
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