Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Vale do Ivaí

publicidade
AGRICULTURA

Milho safrinha deve chegar a 122 mil hectares na região de Ivaiporã

Em 2024, eram 109,4 mil hectares, o que representa um aumento de 11,5%.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Milho safrinha deve chegar a 122 mil hectares na região de Ivaiporã
AutorMilho safrinha deve chegar a 122 mil hectares na região de Ivaiporã - Foto: TN Online

O plantio do milho segunda safra (safrinha) avança na região, impulsionado pela colheita da soja. A previsão é que a área cultivada seja de 122 mil hectares nos 15 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Ivaiporã. Em 2024, eram 109,4 mil hectares, o que representa um aumento de 11,5%.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Sérgio Carlos Empinotti, na sexta-feira (7), cerca de 80% da área já havia sido plantada até . “As condições climáticas estão adequadas, permitindo a semeadura em ritmo acelerado”.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Jovem é ameaçado dentro de casa por dupla durante madrugada em Faxinal

Empinotti destacou ainda que cultura do milho safrinha deve ocupar mais espaço neste ano, já que a área destinada ao trigo deve reduzir em pelo menos 10 mil hectares. Além disso, alguns produtores optaram por cevada, aveia e nabo forrageiro para cobertura.

O agrônomo destaca as vantagens do plantio do milho safrinha, ressaltando que essa cultura contribui para a melhoria da qualidade do solo e oferece um retorno econômico significativo. “No ano passado, mesmo enfrentando a estiagem, os produtores da região conseguiram colher entre 200 e 300 sacas por alqueire, o que reforça a resiliência e o potencial econômico dessa cultura”.

publicidade

O milho que começou a ser plantado no final de janeiro se encontra em boas condições, parte desse milho, cerca de 45%, já estão em desenvolvimento vegetativo, enquanto o restante encontra-se em germinação.

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Entre os produtores que ampliaram o plantio do milho safrinha estão Adilson Damião do Nascimento e seu cunhado Diego Sapatini. Eles ampliaram o plantio do cereal de 73 para 85 alqueires em propriedades localizadas em Ivaiporã, Jardim Alegre e Lunardelli. “Apareceram novas oportunidades e pegamos mais terra. Nossa expectativa é boa, e a janela de plantio está dentro do ideal”, afirmou Adilson.

publicidade

Sobre os preços, Adilson destaca que, mesmo com uma variação possível para baixo, o impacto não deve ser significativo. “Se mantiver, seria ótimo. Mas se cair um pouco, não vai fazer tanta diferença, porque a produção deve ser boa”, avaliou. O preço do milho na sexta-feira estava cotado em R$ 69,00 a saca de 60 quilos, valor considerado bom.

O produtor também ressaltou a importância do planejamento para a próxima safra de soja.

“O milho é usado como adubação verde, mas produz menos palhada que o trigo. Isso pode impactar a produção da soja na sucessão de culturas, mas é uma prática comum no manejo agrícola”, concluiu.

publicidade

A previsão é que o plantio na região finalize em até 15 dias. Cerca de 10% a 15% da área será cultivada fora do prazo recomendado que se encerrou em 28 de fevereiro. Com isso, sem a cobertura do seguro agrícola.



							Milho safrinha deve chegar a 122 mil hectares na região de Ivaiporã
AutorMilho safrinha deve chegar a 122 mil hectares na região de Ivaiporã - Foto: TN Online


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Vale do Ivaí

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline