Mauá da Serra sedia reunião para avaliar o "Mais Saúde no Campo"
Objetivo é orientar os produtores rurais sobre os cuidados necessários para a qualidade da água e o saneamento rural

A proposta lançada em recente evento realizado na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que visa garantir mais qualidade da água e o saneamento rural, será discutida nesta terça-feira (19), em Mauá da Serra. O evento começa às 9 horas, no salão do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Estão confirmados representantes de 28 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e mais alguns da região de Campo Mourão.
LEIA MAIS: Diretor da 16ª RS acompanha mutirão de consultas no hospital da Acea
O projeto, que foi apoiado pelo diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, pode ser encampado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mediante parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e as prefeituras.
O objetivo é atuar junto aos produtores rurais, visando orientar todos sobre os cuidados necessários para a qualidade da água e o saneamento rural. A proposta tem a adesão do Secretário da Saúde, Beto Preto que, inclusive, participou do seu lançamento e se colocou à disposição para formatar o “Mais Saúde no Campo”.
O projeto foi proposto pelo médico veterinário André Romagnoli, e agora será apresentado para secretários do meio ambiente e da agricultura, além de prefeitos. A abertura será feita pelo prefeito Givanildo Lopes, de Mauá da Serra, e a coordenadora do Território do Vale o Ivaí e chefe do Núcleo regional da Seab em Ivaiporã, Vitória Maria Monte Negro Holznann.
O evento terá palestras da superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Leila Aubrift Klenk, abordando o Plano Safra 2025; do médico veterinário da Sesa, André Romagnoli, sobre o Saneamento Rural e a Qualidade da Água; da presidente do Instituto Monte Sinai, Soraya Christofoli, sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); e a representante comercial de energia solar, Daniele Martins Kassab, sobre os impactos da bandeira tarifária e soluções sustentáveis para economizar sem investimento.