MAIS LIDAS
VER TODOS

MEIO AMBIENTE

Mapeamento ambiental em Ivaiporã visa potencializar conservação

Os indicadores resultantes desse mapeamento proporcionarão um auxílio significativo ao gerenciamento das áreas de conservação do município

Da Redação

·
O mapeamento faz parte da Retificação de Bordas em Áreas de Preservação Permanente
Icone Camera Foto por Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Ivaiporã
O mapeamento faz parte da Retificação de Bordas em Áreas de Preservação Permanente
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2023, 18:35:10 Editado em 05.09.2023, 18:35:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O engenheiro florestal da empresa Nativa do Brasil, Marcelo Lubas, apresentou ao prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, os resultados de mapeamentos realizados ao longo das últimas semanas no município. O mapeamento faz parte da Retificação de Bordas em Áreas de Preservação Permanente (APP) e a definição de Zoneamentos em Uso e Ocupação do Solo (Rebapp), ambos com foco na implantação de indicadores ambientais que proporcionarão melhor gerenciamento das áreas verdes, e das áreas verdes protegidas, e também de outros aspectos relacionados ao ICMS Ecológico.

continua após publicidade

Marcelo Lubas e Carlos Gil estavam acompanhados da tecnóloga em gestão financeira da empresa Nativa do Brasil, Leila Anunciação Lubas, e da secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski. Na reunião foi ressaltada a parceria entre o setor público e privado em busca de soluções que unam a preservação da natureza e o aproveitamento sustentável dos recursos, e apresentada parte do mapeamento feito utilizando-se dados oficiais do Governo do Estado, imagens de satélite, e identificação de áreas potenciais para criação de unidades de conservação em Ivaiporã.

- LEIA MAIS: Futebol 7, vôlei e futsal de Ivaiporã estão na fase final dos Japs

continua após publicidade

Os indicadores resultantes desse mapeamento proporcionarão um auxílio significativo ao gerenciamento das áreas de conservação do município e à criação de áreas protegidas, que têm como objetivo primordial a preservação ambiental. Além disso, os dados obtidos poderão ter um impacto direto na arrecadação do ICMS Ecológico – um mecanismo financeiro que recompensa municípios que demonstram empenho e ampliação na preservação e cuidado com o meio ambiente.

“Com a implantação da Rebapp o município poderá aumentar a proteção do Rio Ivaí e conhecer a relação de área verde de floresta nativa existente em função do tamanho do território”, explicou Marcelo Lubas mostrando como a tecnologia e a informação pode fornecer uma visão abrangente e detalhada das áreas de interesse, em Ivaiporã, evidenciando a precisão e a eficácia do projeto em curso.

A gestão Carlos Gil e Marcelo Reis está preparando o município para um futuro mais sustentável, onde a conservação ambiental e o desenvolvimento podem caminhar juntos de maneira harmoniosa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Mapeamento ambiental em Ivaiporã visa potencializar conservação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!