Mais de 500 cigarros eletrônicos são apreendidos em escolas da região
Grande parte dos dispositivos foi retirada de instituições de Arapongas e Apucarana
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Mais de 500 cigarros eletrônicos foram apreendidos em escolas da área do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, que abrange 17 municípios. O recolhimento dos dispositivos integra uma força-tarefa organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Sesa), por meio do Departamento de Educação Inclusiva (Dein), realizada em todo o Paraná.
- LEIA MAIS: Caminhão quebrado provoca congestionamento na PR-170 em Apucarana
Grande parte dos aparelhos estavam em posse de alunos de escolas de Arapongas, onde 244 vapes foram retirados. Em Apucarana, foram encontrados 187. O número pode aumentar, já que o relatório ainda não foi concluído.
No total, treze municípios registraram apreensões de cigarros eletrônicos no ambiente escolar. Apenas Bom Sucesso, Marumbi e Sabaudia não tiveram apreensões.
Conforme o chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa, os vapes foram apreendidos em contextos variados, mas sempre no ambiente escolar. "Esses dispositivos foram apreendidos no ano passado e início desse ano. Os alunos fazem uso geralmente nos corredores e nos banheiros", comenta.
De acordo com ele, as escolas foram orientadas a acionar a Patrulha Escolar em caso de apreensão de cigarros eletrônicos. "Os alunos serão apreendidos e encaminhados de viatura até à delegacia", assinala Barbosa.
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) têm a venda proibida no Brasil desde 2009, com a simples posse sendo enquadrada como crime de receptação. Os aparelhos conhecidos como vapes ou vaporizadores, têm sistemas que aquecem o líquido para criar aerossóis que são inalados pelo usuário.
Seu uso, assim como o do cigarro, é proibido em recintos de uso coletivo, mesmo que parcialmente abertos, como as escolas. Dessa forma, o recolhimento e a retenção desses dispositivos representam medidas de cumprimento da lei e de proteção da saúde dos alunos.
DESCARTE
A chefe do Dein, Maíra Tavares, explica que, anteriormente, as escolas tinham como protocolo fazer a retenção e o registro de cigarros eletrônicos, mas o dispositivo ficava dentro da escola, porque não se tinha uma estratégia de descarte. “Então o grupo de trabalho estabeleceu esse fluxo do descarte dos dispositivos que já estão dentro das unidades”, diz.
A ação envolve um esforço coordenado entre os Núcleos Regionais de Educação (NRE), Batalhões da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e a Receita Federal, e visa dar destinação aos DEFs retirados de alunos e que estão sob guarda das unidades escolares do Paraná.
Para o cumprimento da ação, os Núcleos elaboraram um cronograma para retirada dos DEFs das escolas sob sua jurisdição, com prazo final improrrogável até esta sexta-feira (6). Também deverão providenciar uma sala em suas dependências, segura e com chave, para depósito dos DEFs. Em seguida, caberá aos Núcleos agendar com os BPECs o recolhimento dos dispositivos para posterior envio à Receita Federal, que, neste momento, ficará responsável por sua incineração.
Últimas em Vale do Ivaí
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline